A 24ª edição da AUTOCOM, maior feira internacional de tecnologia para o comércio e serviços da América Latina, realizada na semana passada em São Paulo, recebeu 25% a mais de visitantes que o ano passado, que por sua vez, já tinha batido o recorde da última edição ocorrida em 2019. A área de exposição também foi ampliada para abrigar as mais de 200 marcas expositoras. A 1ª edição da AUTOCOM Innovation Summit recebeu 600 pessoas durante os três dias de evento.
“Neste ano, pudemos conferir que a aplicação de IA no autoatendimento e as novas formas de pagamentos digitais estão por toda a parte. A tecnologia em busca de novas experiências para o cliente, como agilidade e segurança vão tornar o comércio varejista ainda mais eficiente”, informa Paulo Eduardo Guimarães (Peguim), presidente da AFRAC – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços, realizadora do evento. “É importante lembrar que essas novidades logo estarão disponíveis para implantação”.
Dentre os destaques da feira, novidades como o pagamento por reconhecimento facial que elimina a necessidade de digitar senhas ou inserir cartões ou o pagamento pelas veias da mão ou de qualquer parte do corpo mostram a importância do segmento de meios de pagamento, sempre em busca de novidades que com rapidez e facilidade vão ajudar no dia a dia do varejista e do cliente. Já no setor supermercadista as balanças de autoatendimento com AI reconhecem o alimento e imprimem as etiquetas do preço, reduzindo assim, as filas para a pesagem dos hortifrutis. Seguindo com o autoatendimento, a tecnologia que faz com que o cliente abasteça o carro e faço o pagamento sem a presença de qualquer pessoa para auxiliá-lo também vão dar mais agilidade à operação.
A AUTOCOM Innovation Summit foi dividida em temas – Inovação, Tributos e Meios de Pagamento. No primeiro dia, sobre o assunto inovação foram discutidos temas, como a questão da tecnologia dos condutores para poder vir girar toda a tecnologia que está sendo implementada em várias áreas, não só no varejo, mas na indústria de pagamentos, IA Generativa e sua aplicação nos PDVs, como a hiper personalização pode ajudar a atender melhor o cliente e o varejo a vender mais e a tecnologia do Android para fazer transações de pagamento. No segundo dia, o debate foi sobre a reforma tributária, sua complexidade e suas implicações no setor. Os aspectos legais e práticos das mudanças fiscais. No último foram abordadas as tendências e tecnologias emergentes no segmento de meios de pagamento para o varejo moderno.
Os líderes das principais associações setoriais do varejo e que representam o comércio e serviços – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Brasileira para o Comércio e Serviços (AFRAC), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) e Associação Brasileira de Automação (GS1), se reuniram no evento para falar sobre os rumos do setor. Juntas são responsáveis por 80% das empresas ativas no país, 73% do PIB, 65% das operações de débito e crédito, e ainda, pela geração de mais de 27 milhões de empregos diretos.
Mercado
O setor de automação comercial no Brasil movimenta anualmente cerca de R$ 159 bilhões. Segundo a AFRAC, o setor está crescendo. Em 2023, cresceu 15% em relação à 2022 e este ano, só no 1T24 houve um aumento de 7%. Uma estimativa da associação é de que foram gerados 137 mil postos de trabalho entre 2021 e 2024 (até o momento). É esperado um crescimento maior com a introdução da Inteligência Artificial – IA. Entre as funções mais procuradas, estão Programador (diversas linguagens), Suporte Técnico, Analista de Dados, Administração de Banco de Dados, Arquiteto de Solução, Cientista de Dados e Especialista em Infraestrutura de Nuvem.
A seguir, um balanço de algumas marcas expositoras sobre a feira:
ABRADISTI
“A participação da Abradisti na Autocom 2024 foi excelente, mais uma vez tivemos um evento muito bom e muito profissional, e contamos desta vez com três empresas associadas em nosso lounge: Agis, FSRental e Mazer. Em 2024, percebemos claramente uma evolução tanto de público como de posicionamento dos expositores, uma diversidade interessante entre empresas de meios de pagamento, fabricantes, distribuidores e canais focados em soluções de automação comercial. O principal aqui é o ambiente da feira, muito favorável ao networking e ao desenvolvimento de novos negócios”.
Mariano Gordinho, Presidente-Executivo
Agis
“A Autocom tem trazido a cada ano que passa uma mudança muito forte de comportamento e de presença de público”, comenta. “Ao longo desses anos, a Feira se transformou em uma Feira efetivamente de tecnologia. Por isso, o canal que participa do evento pode conhecer e explorar diversas soluções e identificar aquela que pode ser melhor trabalhada junto aos seus clientes finais. Assim, ele consegue enriquecer suas ofertas e aumentar as possibilidades para os seus clientes”.
Dagoberto Bianchi, gerente da Unidade de Negócios de Automação Comercial
Casa do Desenvolvedor
“A Autocom 2024 mostrou que o público continua em busca de inovação e novidades. Tivemos uma boa participação do público em nosso estande e conseguimos cumprir com a missão de levar as nossas soluções aos desenvolvedores de software, principalmente a canais e distribuidores de automação comercial, que é o público da feira. Ficamos muito satisfeitos com o estande e com toda a organização do evento! A Casa do Desenvolvedor by TecnoSpeed conseguiu levar uma boa experiência aos nossos clientes, amigos e visitantes durante os três dias de evento. Estamos felizes com os resultados e já na expectativa da próxima edição.”
Erike Almeida, CEO do Grupo TecnoSpeed
Custom
“Um privilégio participar de mais uma Autocom. Em nosso projeto de crescimento foi fundamental poder mostrar nossa evolução, fortalecendo para os Clientes nosso propósito e foco, com a diversidade de Produtos apresentados. Parte importante deste processo, a Feira nos possibilita um contato direto com Parceiros, Integradores, Clientes e todo nosso ecossistema. Este ano percebemos um público ainda maior, uma gama mais diversificada de Soluções apresentadas e, finalmente, contínuo convencido de que nada substitui o relacionamento presencial”.
Isac Berman, gerente Comercial Sênior
DIMEP
“A feira está sendo um sucesso. Recebemos a visita de boa parte dos principais clientes, e fizemos ótimos novos contatos, para os quais pudemos apresentar nossos planos de crescimento”.
Leandro Mello, gerente Comercial da divisão Automação Comercial
Efí Bank
“Mais uma vez, a Autocom é um divisor de águas e o nosso time bebe dessa fonte ao longo do ano. Estamos fechando parcerias importantes por meio de conversas que iniciamos no evento e, por isso, trouxemos mais especialistas da Efí para a feira. Aqui também é uma oportunidade de termos contato direto com nosso público-alvo, que é altamente qualificado e sabe exatamente o que busca. Além disso, recebemos visitas de empresas parceiras no nosso estande e fortalecemos conexões importantes. Com certeza, é mais fácil fazer isso aqui do que combinar nossas agendas online”.
Fabíola Souza, coordenadora de Parcerias
Elgin
“Nossas expectativas foram alcançadas, pois como somos um dos maiores players do setor, estarmos presente em um evento como a Autocom, que oferece oportunidades únicas de networking e apresenta novas tecnologias e soluções inovadoras para o mercado, é essencial para o nosso negócio. De acordo com nosso sistema de contagem de tráfego no stand, tivemos um grande aumento no número de visitas, o que gerou uma série de bons contatos, inclusive de grandes varejistas, com quem já fechamos reuniões para apresentar nossas soluções. Foi muito positivo”.
Nelson Romero, diretor Comercial
Epson
Nós trouxemos a TM-88VII como destaque para esse ano, recém-lançada, e que é a mais rápida do mercado de impressoras de ponto de venda. O objetivo do produto é auxiliar os varejistas a terem uma jornada de venda mais rápida, fácil e produtiva. A Autocom faz a ligação de todo o mercado, com desde o cliente final às revendas. É superimportante para a gente fazer o lançamento das novas tendências e mostrar produtos disruptivos para os consumidores.
Paulo Ramos, gerente de Produtos
Getnet
“A presença da Getnet Brasil em mais uma Autocom reforça nosso posicionamento como marca parceira do cliente. O evento reuniu três pilares fundamentais para o ecossistema do varejo físico: Software Houses, fabricantes de hardware e meios de pagamentos, e nós aproveitamos o espaço para trazer todas as nossas soluções, com destaque para Auttar, nossa TEF House que conecta todos os meios de pagamentos no sistema de gestão das lojas e o Get Tap, tecnologia que permite que qualquer hardware com NFC seja usado como maquininha de cartão. Foi um momento de muita troca, parceria e aprendizado com os maiores players do setor”.
Mayra Borges, vice-presidente de Negócios
Linx
“Estamos muito felizes em trazer nossas soluções para um público qualificado, levando a oportunidade de conhecer melhor nossas ferramentas, além de expandir nossa distribuição em franquias. Demonstramos uma visão 360 de como nossa operação funciona, com soluções financeiras integradas ao software, agilizando e simplificando tanto para o varejista quanto para o cliente, proporcionando mais segurança no momento do pagamento. Essa proximidade com o público que a Autocom proporciona é extremamente importante e valorizada aqui na Linx”
Rogério Vieira, diretor executivo
Matera
Estamos muito contentes com as conexões realizadas no evento. É sempre estratégico estar em contato com outros players importantes do mercado e ter a possibilidade de demonstrar na prática a versatilidade da nossa solução Pix para PDV. Mais uma vez, pudemos contar com a integração com nossos parceiros e apresentar o funcionamento do nosso produto. Nós, da Matera, temos muito orgulho de contribuir para impulsionar a evolução tecnológica no cenário de pagamentos instantâneos, oferecendo experiências de soluções robustas, seguras e inovadoras”.
Diogo Meirelles, diretor executivo
Opticon
“A participação da Opticon na Autocom 2024 foi um sucesso retumbante! Estamos extremamente satisfeitos em ter sido parte deste evento incrível e em poder compartilhar nossas inovações com tantas pessoas interessadas. Desde coletores de dados até etiquetas eletrônicas, nossas soluções receberam um feedback fantástico, com elogios à sua eficiência e simplicidade além da capacidade de impulsionar o crescimento dos negócios. Obrigado a todos que nos visitaram e contribuíram para tornar esta experiência incrível! “
Jalale Farhat, diretor LATAM
PagBank
“O PagBank concentrou seus esforços em estabelecer sinergia com o mercado de automação, mapeando suas dores, necessidades e ambições. O resultado disso se dá através da integração das melhores soluções de gestão para o varejo com a maior rede de aceitação de pagamentos eletrônicos do país para facilitar a vida dos empresários brasileiros. Consideramos a AUTOCOM o local ideal para apresentar o PagBank Parcerias ao público, uma vez que se trata do principal encontro do ecossistema de automação comercial do país, reunindo os maiores fornecedores de tecnologia, canais de venda e varejistas.”
Alexandre Magnani, CEO
Stone
“Esse ano contamos com a participação de grandes empreendedores, inovadores e líderes visionários reunidos para trocar ideias, experiências e explorar as últimas tendências da Stone. Nosso estande na feira foi um verdadeiro ponto de encontro para todos aqueles que buscam soluções eficientes e inovadoras para impulsionar seus negócios. Comemoramos com muito orgulho o aniversário do Stone Partner Program, que está completando 5 anos de existência. Após ser oficialmente lançado na Autocom, é gratificante poder participar todos os anos desse evento, já consolidados como uma referência no mercado e podendo oferecer aos nossos parceiros novos ferramentas inovadoras para o segmento em que atuam.”
João Barcellos, diretor de Vendas e sócio da Stone Partner Program