Close Menu
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dicas Para Vender Mais em Feiras e Eventos de Negócios

14/07/2025

Entendendo a Negociação de Commodities Agrícolas e Minerais

14/07/2025

Carreira na moda: guia completo de profissões

14/07/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
segunda-feira, julho 14
EM DESTAQUE
  • Dicas Para Vender Mais em Feiras e Eventos de Negócios
  • Entendendo a Negociação de Commodities Agrícolas e Minerais
  • Carreira na moda: guia completo de profissões
  • Oleo Do Cambio Automatico Precisa Trocar Descubra
  • Vantagens de Comprar Produtos Orgânicos Para Sua Saúde e Planeta
  • Qual A Quantidade De Vitamina C Por Dia Imunidade Blindada Agora
  • Passo A Passo De Como Transferir O Documento De Um Veiculo
  • Como Fidelizar Clientes e Transformá los em Fãs da Sua Marca
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
NegociariasNegociarias
Home»TECNOLOGIA»NTT DATA apresenta tecnologia baseada em IA que simula consumidores reais para impulsionar pesquisas e criação de produtos e campanhas de marketing
TECNOLOGIA

NTT DATA apresenta tecnologia baseada em IA que simula consumidores reais para impulsionar pesquisas e criação de produtos e campanhas de marketing

11/05/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A NTT DATA, empresa líder em serviços de TI e negócios digitais, está desenvolvendo uma solução baseada em inteligência artificial (IA) generativa que cria perfis digitais a partir de um público-alvo para simular consumidores reais.

Chamada “personas digitais”, a tecnologia começou a ser desenvolvida em outubro do ano passado por meio da combinação de informações obtidas de pesquisas reais com dados sintéticos, proporcionando uma representação detalhada de pessoas reais. O objetivo é que elas sejam usadas no desenvolvimento de produtos, campanhas de marketing e pesquisa de mercado. Atualmente, a realização de pesquisas com usuários e consumidores é cara e demorada, com recrutamento complexo envolvendo privacidade e consentimento.

A persona digital é gerada a partir de dados etnográficos coletados do público-alvo, abrangendo aspectos como faixa etária, valores pessoais e motivações. Essas informações são cruciais, pois influenciam diretamente as opiniões e comportamentos dos consumidores. A personalidade e outros detalhes são sintetizados para enriquecer a base, com uma camada de contexto específica para cada pesquisa adicionada, o que aumenta significativamente a assertividade das respostas das personas.

Entre os casos de uso de personas digitais, destacam-se:

Design Thinking: Simulação de workshops para testar ideias e soluções inovadoras antes do envolvimento de humanos.

Entrevistas em profundidade para pesquisas de mercado: Simular a realização de pesquisas qualitativas com perguntas abertas, fornecendo insights sobre expectativas e necessidades do público.

Atendimento ao cliente: Simular interações com clientes em diversos cenários de atendimento para treinamento de equipes de suporte, bem como treino de chatbots.

Análise de campanhas publicitárias: Analisar textos, imagens e realizar testes A/B para identificar mensagens e elementos visuais mais eficazes para diferentes públicos.

Discussão entre as personas para coleta de pontos de vista: Focus Groups com personas digitais para simular discussões e debates, obtendo diversos pontos de vista e identificando padrões de comportamento e opiniões.

Simular o impacto de decisões estratégicas: Avaliar como modificações em produtos ou serviços, alterações de preço ou lançamentos de campanhas impactam diferentes segmentos do público-alvo.

“Cada persona digital é projetada para agir e reagir de forma similar aos seres humanos, com o objetivo de facilitar o entendimento das necessidades e preferências do usuário final e, por sua vez, auxiliar na criação de soluções mais centradas no usuário”, diz Eli Rodrigues, diretor de Experiência Digital da NTT DATA. “Num contexto de empresas cada vez mais pressionadas por custos e tendo que lançar novidades num prazo cada vez mais curto, o uso correto dessa tecnologia traz eficiência a esse processo.”

A tecnologia está sendo testada em caráter experimental com clientes da NTT DATA em setores como bancos, telecomunicações e bens de consumo. Nos primeiros testes, as aplicações de personas digitais mostraram uma redução de tempo pela metade o desenvolvimento da pesquisa. A expectativa é disponibilizar oficialmente para o mercado antes do final deste ano.

     
Informações para a Imprensa:
Juliana Fernandes – [email protected] – (11) 97077-6233
Ivan Verona – [email protected] – (11) 98837-1111
[email protected]
 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

IA para licitações: O futuro das contratações públicas chegou

11/07/2025

O que considerar antes de instalar um ar tipo split

04/06/2025

Instalação Energia Solar BH – Soluções Sustentáveis

03/06/2025
EM DESTAQUE

IA para licitações: O futuro das contratações públicas chegou

11/07/20251

Como Vender Produtos Digitais No Mercado Livre

13/03/20251

Como Comprar Casas No The Sims 4

28/02/20251

Como Vender No Mercadolivre Passo A Passo

29/12/20241

Como Vender Na Shopee Com Frete Grátis

26/12/20241
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Dicas Para Vender Mais em Feiras e Eventos de Negócios

14/07/2025

Entendendo a Negociação de Commodities Agrícolas e Minerais

14/07/2025

Carreira na moda: guia completo de profissões

14/07/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Negociarias

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.