Whatsapp Business: vem aí o app de mensagens para empresas

Nova ferramenta pretende facilitar o contato de pequenas empresas com os seus clientes. Funcionalidade deve chegar ao Brasil nas próximas semanas

Print de página do Whatsapp Web

Whatsapp Web será uma das funções do app para empresas (Crédito: dennizn/123RF Imagens)

Muitas empresas no Brasil já usam o Whatsapp para fins comerciais, seja para vender produtos ou para atendimento aos clientes. E para facilitar a vida especialmente dos micro e pequenos negócios pelo mundo, foi anunciado, no blog oficial do serviço mensageiro, a criação do Whatsapp Business.

Por enquanto, apenas Indonésia, Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos estão tendo acesso ao aplicativo. Mas, de acordo com o Whatsapp, a ferramenta criada para melhor direcionar o uso comercial do serviço estará disponível para o mundo todo já nas próximas semanas.

Prints de tela do Whatsapp Business

(Crédito: divulgação/Whatsapp)

“Com este aplicativo, as empresas terão muito mais facilidade para se conectarem com seus clientes e nossos 1,3 bilhão de usuários também terão a possibilidade de contactar empresas que lhes são interessantes”, diz o comunicado do Whatsapp.

De acordo com a empresa, as pessoas continuarão a utilizar o WhatsApp como de costume. Não há necessidade de baixar nada adicional. Além disso, os usuários passarão a ter controle total sobre as mensagens que recebem, com a opção de bloquear qualquer número, incluindo os de empresas, bem como reportar spam.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

+ Leia também:
– Facebook: mudança no algoritmo afeta empresas diretamente
– 3 dicas para engajar seus clientes nas redes sociais

Veja as funcionalidades do Whatsapp Business:

Perfil Empresarial

Feito para você, que tem uma empresa, ajude seus clientes com informações úteis. Como, por exemplo, uma descrição comercial, e-mail, endereço físico e website do seu negócio.

Ferramentas de Mensagens

Com este recurso, você poderá economizar tempo usando mensagens inteligentes, como respostas rápidas para as perguntas mais frequentes, mensagens de saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes e mensagens de ausência, para que seus clientes saibam quando você estiver ocupado.

Estatísticas de Mensagens

O Whatsapp Business trará opções de análise de métricas simples, como o número de mensagens que foram lidas, por exemplo. Isso pode te ajudar a entender o que está funcionando para sua empresa.

WhatsApp Web

Função que já existe no mensageiro normal, no WhatsApp Business você também poderá enviar e receber mensagens usando seu computador.

Tipo de Conta

As pessoas saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois você será listado como uma conta comercial. Com o passar do tempo, algumas empresas terão Contas Confirmadas assim que tiver sido verificado que o número de telefone da conta corresponde ao número de telefone da empresa.

Gostou da novidade? Você costuma usar o Whatsapp para fazer negócios na sua empresa? Escreva para a gente e conte como usa a ferramenta.