O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participou do lançamento do Programa Luz Para Todos Regiões Remotas, realizado no Arquipélago do Bailique, no Amapá.
O programa tem como objetivo viabilizar o acesso à energia elétrica em áreas remotas da Amazônia Legal, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e facilitando a promoção de atividades voltadas ao aumento da renda familiar.
No Amapá, desde o início deste ano, já foram beneficiadas 700 famílias na região do Vale do Jari. No Bailique, a comunidade do Limão do Curuá foi selecionada para receber os kits, que atenderão mais 884 famílias.
O ministro Waldez Góes destacou o compromisso do Governo Federal com o Bailique e a população mais carente do País.
“O presidente Lula, só citando dois exemplos, Luz Para Todos e o Mas Médico, ele retomou logo no início do governo, fortemente. Então eu quero aqui em nome do presidente Lula, reafirmar esse compromisso integral com as populações das ilhas, os mais pobres, os mais necessitados. Ele diz assim para a gente todo dia, o pobre tem que estar no orçamento. O pobre tem que estar no orçamento para chegar à política pública no pobre, todas as políticas públicas, nas pessoas que mais precisam”.
Waldez Góes também fez vistorias em comunidades do Bailique e vem trabalhando com a equipe do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para implantar a Rota do Açaí no arquipélago, além de ações em segurança hídrica, como a instalação de dessalinizadores para garantir água potável.
“Uma das rotas que nós estamos trabalhando forte pelo governo federal, com apoio do governador Clécio, com apoio integral do senador Davi, que faz parte desse objetivo do presidente Lula empoderar as populações nos interiores, é o Açaí. Então nós temos no ministério a rota do Açaí, e a gente vai investir com a Codevasf”.
Para saber mais sobre ações do Governo Federal em Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.