10 dicas de empreendedoras para equilibrar vida pessoal e trabalho

Um estudo recente mostrou que a maioria das pessoas têm dificuldades em encontrar o balanço ideal e apenas 30% estão satisfeitos com suas rotinas

Homem trabalhando com notebook e mexendo em celular, dividindo vida pessoal e trabalho

(Crédito: lightfieldstudios/123RF)

O site FlexJobs, especializado em buscas de vagas para profissionais que almejam trabalhos mais flexíveis ou remotos, fez uma pesquisa sobre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. E de acordo com os dados divulgados neste mês de fevereiro, apenas 30% dos 1.200 entrevistados se disseram satisfeitos com suas rotinas. Uma queda acentuada em relação à pesquisa anterior, de 2015, que apontou 45% de profissionais satisfeitos.

Ao mesmo tempo, 37% dos entrevistados revelaram que se estressam na tentativa de encontrar este equilíbrio. Em 2015, o percentual era de 29%. E como uma das principais causas do estresse é o excesso de trabalho, um outro resultado da pesquisa do site FlexJobs foi sintomático: 86% dos entrevistados disseram que o trabalho atrapalha com falta de tempo para se cuidar da saúde no geral.

Com base na pesquisa, o site OpenForum conversou com 11 empreendedores, para saber o que eles fazem para minimizar os problemas nesse equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Redução na semana de trabalho

“Há vários anos, nós implementamos semanas de trabalho de quatro dias. O objetivo é que todos possam ter tempo para se reagrupar, desestressar e aproveitar mais os amigos e familiares, além de cuidar de si mesmos. Ter funcionários que se sentem cuidados e apreciados me faz sentir mais equilíbrio como proprietária de uma empresa. Eu também tiro algumas semanas de folga a cada verão, para recarregar minhas baterias. Isso ajuda a garantir um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal”, disse Rhonda Allison, fundadora e CEO do Rhonda Allison Cosmeceuticals.

Tempo diário offline

“Meu marido e eu colocamos nossos telefones para carregar do outro lado do quarto, longe da cabeceira da cama. Deixamos o aparelho de lado pelo menos uma hora antes de dormir e não voltamos a acessá-lo até uma hora depois de acordarmos pela manhã. Ao nos desligarmos assim, nossa produtividade no trabalho aumentou. E isso ajudou a nos conectar mais durante a noite. Quando acordo, dou prioridade ao café da manhã com as crianças, a fazer um exercício ou tomar um banho relaxante antes de pegar meu celular e começar na agitação do dia a dia”, afirmou Erin Halper, CEO da The Upside.
+Leia também: Produtividade: 15 coisas inesperadas que roubam seu sono

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Meditação e exercícios físicos

“As escolhas que fazemos a cada dia, para manter o equilíbrio entre o trabalho e o pessoal, têm impacto duradouro no quão satisfeitos estamos com nossas vidas e com a saúde. Me levou anos para entender que é bom encontrar um tempo livre quando estamos no limite. Agora, medito todas as manhãs, tento me exercitar pelo menos duas vezes por semana e me dou breves intervalos ao longo da jornada de trabalho. Mais importante ainda, desfruto de um dia familiar e pessoal não negociável a cada fim de semana”, disse Swarna Kuruganti, fundadora da The Clear Scoop.

“Você deve cuidar de si mesma para cuidar dos outros. Exercício, férias, sono adequado e comer bem são vitais para evitar um colapso. E também praticar yoga e meditação. E estudei o judaísmo, que tem uma prática de vinte e cinco horas de desconectividade, de sexta à noite a sábado. Tenho tentado desligar meu celular para estar presente com amigos e familiares. Esta prática é tão libertadora. E ajuda muito com o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Parece uma ruptura real da correria”, contou Nicole Liebman, agente imobiliária comercial da HUDSON RE.

Homem de terno meditando

Tempo de qualidade em família

“Antes de iniciar meu próprio negócio, eu estava em um trabalho de alta pressão. Fiquei mentalmente degradada, fisicamente doente e emocionalmente agitada. Agora eu acordo todos os dias ansiosa por fazer crescer meus negócios e, como resultado, constatar que eu sou incrivelmente eficiente. Faço exercícios diariamente. E também preparo o café da manhã para mim e minha filha de onze meses de idade. E passo um tempo com ela. Esse tempo de qualidade focado nela é uma grande parte da minha preparação mental para a jornada de trabalho”, afirmou Alice Kittrell, fundadora e CEO da Outgift.

“Embora eu tente muito para separar o trabalho e a vida pessoal, percebo que o equilíbrio é a chave. Possuir um negócio significa que nunca posso realmente desligar a válvula de trabalho. Ao longo dos anos, aprendi que se eu quiser ser produtiva nos meus negócios, tenho que ser feliz, saudável e ter paz de espírito. Estabeleço como prioridade passar tempo com pessoas que eu amo. Também tenho grande interesse em ter uma mente saudável. Por isso, procuro me expor a pensamentos positivos e ter hábitos alimentares saudáveis​​”. disse Miko Branch, CEO e cofundadora da Miss Jessie.

Viagens

“Para mim, viajar é vital para a minha saúde e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Algumas das minhas melhores idéias surgiram por causa das minhas viagens ao redor do mundo. Existe um equívoco de que tirar férias significa que você é preguiçoso. Para mim, isso significa que eu valorizo ​​minha saúde. Viajo extensivamente, mas também trabalho enquanto estou longe. Você só ganha uma vida. E eu gosto de viver a minha ao máximo”, afirmou Janice Schacter Lintz, CEO e fundadora da Hearing Access & Innovations.
+Leia também: Como fazer meu negócio caminhar durante as minhas férias?

Um tempo para si

“Equilíbrio entre trabalho e vida social significa prevenir um colapso e perceber que sua saúde é a sua riqueza. Isso pode significar acordar cedo e se exercitar, meditar ou escrever num diário. Descobri que a inserção de um tempo para mim mesma na agenda é crucial. Também é importante ser flexível “, contou Michelle Turman, CEO da Catalyst Consulting Services.

Gerenciamento de tempo

“Os empresários perseguem paixões profissionais. Isso significa que eles se candidatam ao uma espécie de montanha-russa do desequilíbrio. E isso não significa que você não consiga manter o controle. Porém, quando você está no comando do seu tempo, você pode navegar a água do desequilíbrio e permanecer produtivo, feliz e saudável. Eu sou uma fervorosa criadora de listas. Todas as tardes, olho para o próximo dia e anoto mais do que três tarefas que devem ser completadas. Isso me dá a liberdade de priorizar e perseguir outras coisas no caminho. Faço o mesmo no início de cada mês, a cada trimestre e a cada ano novo”, afirmou Anna Zornosa, fundadora e CEO da Ruby Ribbon.
+Leia também: 10 perguntas para você traçar prioridades na sua agenda diária e 3 dicas para organizar suas tarefas e não perder tempo

Estar presente

“Descobri que você pode alcançar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal ao concentrar sua atenção sempre onde você estiver. Se eu estiver no trabalho, é para ele que vai a minha atenção. O mesmo acontece com minha vida doméstica. Para combater os dias agitados, eu faço questão de levar meus filhos à escola todos os dias, impreterivelmente. E o tempo que eu levo dirigindo até a escola é totalmente focado neles. E o ideal é você ser capaz de sair do trabalho e fazer algo que você gosta. Seja malhar numa academia, ter uma noite de brincadeiras com seus filhos ou pegar um cinema seu cônjuge”, disse Gina Argento, CEO e presidente da Broadway Stages.

E você, o que faz para achar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal? Escreva para o Negociarias e conte sua história!