Vendas dos Dia dos Namorados crescem após cinco anos

SPC e CNDL apontam para o crescimento nas vendas parceladas para o Dia dos Namorados após cinco anos de resultados negativos

Balanço das vendas no Dia dos Namorados

(Crédito: alotofpeople / 123RF)

As vendas parceladas no Dia dos Namorados deste ano cresceram 1,63% na comparação com o mesmo período em 2017. É o que mostram os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Após anos seguidos de resultados negativos, os números apontam para uma leve recuperação.

Em 2018, essa foi a terceira data comemorativa do ano em que as vendas a prazo apresentam crescimento. Na Páscoa a variação positiva havia sido de 3,24% e no Dia das Mães, de 2,86%.

“O resultado é tímido e ainda não reverte as perdas que o comércio vem acumulando nos últimos anos. Mas é um alento para as próximas datas comemorativas”, disse o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.

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Crescimento após período de desaceleração

Desde 2011 o ritmo do comércio para o Dia dos Namorados vinha desacelerando ano após ano. Nos últimos quatro anos as vendas registram resultado negativo. Em períodos anteriores, as variações foram de -9,61% (2017), -15,23% (2016), -7,82% (2015), -8,63% (2014), +7,72% (2013), +9,08% (2012), +10,80% (2011) e +7,23% (2010).

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“O crédito ainda restrito segue limitando o poder de compras dos brasileiros, assim como o desemprego elevado. Mas os consumidores foram às compras de forma menos tímida que nos últimos anos”, afirmou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Neste ano, segundo um levantamento do SPC Brasil, os presentes mais procurados seriam roupas (41%), perfumes ou cosméticos (34%), calçados (22%) e jantares (18%). O gasto médio com presentes de quase R$ 167.

Metodologia dos dados

O cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). A abrangência é nacional e ocorre na semana anterior ao Dia dos Namorados.

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