Como trabalhar de casa quando a escola das crianças está fechada

Seus filhos não foram para escola? Conheça algumas dicas de como conciliar o tempo de folga das crianças com o seu trabalho em casa

Mãe trabalhando em casa com criança de férias

(Crédito: lightfieldstudios / 123RF)

Para os empreendedores que trabalham em casa, tentar obter um dia de trabalho completo quando as crianças estão de férias pode ser difícil e improdutivo. Não importa quantos anos seus filhos tenham. Tentar conciliar negócios e família é uma luta mais árdua sem a ajuda das aulas.

O site Business News Daily conversou com alguns empresários para ter as melhores dicas. Veja como equilibrar trabalho e família quando as crianças estão de férias.

1. Ajuste seu horário

Um dos benefícios de administrar seu próprio negócio não é a necessidade de manter um cronograma tradicional das nove às cinco. Quando as crianças estão em casa, abraçar essa flexibilidade pode ser a melhor maneira de fazer o trabalho render.

Você também pode dividir seu dia de trabalho em blocos de tempo irregulares quando souber que seus filhos estarão ocupados, em vez de trabalhar por oito horas seguidas. Planeje com antecedência os horários em que as crianças estão ocupadas e você sabe que poderá trabalhar sem distrações.

+Leia também:
– Saiba lidar com desperdiçadores de tempo e ganhe produtividade
– 5 formas de fazer mais coisas em menos tempo

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

2. Defina expectativas claras

Se seus filhos sabem o que esperar, eles são muito mais propensos a deixar você trabalhar. Defina as expectativas. Explique que você não pode jogar o dia todo. Tenha um cronograma configurado desde o início.

Desde o início das férias, converse com seus filhos sobre como será seu dia e quando você precisará trabalhar. Deixe claro quando você não pode ser interrompido, seja verbalmente, estando em seu espaço de trabalho, ou configurando um sinal que mostre a hora em que você estará livre para jogar novamente.

E lembre-se de definir expectativas claras com seus clientes ou colegas de trabalho, bem como com sua família. Se a sua disponibilidade para telefonemas ou responder a e-mails mudar durante as férias escolares, comunique isso a todos com quem você trabalha para evitar frustrações e confusões.

3. Incentive seu filho a brincar sozinho

Defina atividades para que as crianças se entretenham por uma parte do dia sozinhas. Isso pode envolver desenho, leitura, jogos individuais e videogames.

Com crianças mais velhas, defina expectativas mais altas. Encoraje-os a conseguir emprego temporário ou ajudar aos irmãos mais novos.

+Leia também: Livro: pais podem instigar o empreendedorismo nas crianças

4. Programe atividades

Nem todas as crianças podem se divertir durante todo o dia e nem todos os pais podem trabalhar com seus filhos em casa. Mesmo que eles estejam brincando sozinhos. Se isso acontecer, considere planejar atividades diárias ou semanais que lhe dêem um tempo dedicado sozinho.

Muitos sistemas escolares oferecem acampamentos durante as férias, assim como organizações comunitárias. Marque encontros regulares em casas de amigos ou com a família.

5. Envolva seus filhos

Se os seus filhos não puderem ficar longe de você, não importa quantas atividades você planeje ou limites estabelecidos, tire proveito do entusiasmo deles. Crianças adoram ser úteis e adoram sentir que estão contribuindo.

As crianças mais novas podem se limitar a tarefas básicas, mas as crianças mais velhas podem ter habilidades técnicas que você não possui.

6. Peça ajuda

Às vezes você será capaz de fazer malabarismos tanto ajudando seus filhos quanto administrando seus negócios. Mas outras vezes, por causa do estágio em que seus filhos ou sua empresa estão, você precisará de ajuda. Quando isso acontecer, não tenha medo de pedir ajuda.

Se você tem um parceiro que não trabalha, uma babá ocasional, um amigo que pode cuidar dos seus filhos ou uma babá regular depende da sua situação. Mesmo que você só tenha assistência infantil por algumas horas por dia, isso pode fazer uma grande diferença para o seu negócio.

7. Separe um tempo para brincar

Separe um tempo para sua família. Aproveite as férias escolares para passar mais tempo com seus filhos. Dependendo da idade de seus filhos, você pode fazer uma pausa a cada poucas horas para brincar, fazer exercícios ou fazer uma refeição juntos. Ou você pode alternar dias de trabalho com dias de diversão.

De qualquer forma, separar o tempo da família pode motivá-lo a trabalhar de forma mais eficiente.

Gostou desse artigo? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba mais dicas para o seu negócio.