A Thymos Energia vai contribuir com o fomento do debate sobre “Desafios de novos modelos de comercialização de energia para o varejo: energia por assinatura e GD”, no dia 26 de agosto, a partir das 16h30, durante o 3º Congresso Brasileiro Mulheres da Energia, em São Paulo. A diretora de Regulação e Estudos de Mercado, Mayra Guimarães, mediará o painel com esse enfoque a ser discutido por Paula Misan, CEO e Co-fundadora da Electy, e Bruna Fontenele, da área de Negócios da PowerRev.
A reflexão sobre o tema é pertinente, considerando que o Governo Federal está para enviar ao Congresso Projeto de Lei (PL) para reestruturar o setor elétrico. Um dos temas a serem tratados é a abertura total do mercado livre de energia como forma de reduzir a tarifa da conta de luz, sobretudo a consumidores residenciais e rurais. No contexto atual, a Geração Distribuída (GD) tem trazido aprendizados no processo de liberdade de escolha do fornecedor de energia.
“A adesão da população às novas modalidades de consumo de energia elétrica, como a Geração Distribuída feita no próprio telhado e a contratação de energia renovável por assinatura, são demonstrações da demanda dos brasileiros pelo direito de decidir seu fornecedor e economizar com a fatura de energia”, diz Mayra Guimarães.
Para a executiva, esses movimentos tornam indispensáveis ajustes na legislação do País. “Algumas peças no tabuleiro regulatório precisam começar a ser mexidas agora, especialmente porque os contratos de aquisição de energia firmados pelas distribuidoras em leilões de 2007 e 2008 estão para vencer. Não faz sentido essa energia ser ‘recomprada’ para atender ao mercado regulado”, alerta a diretora da Thymos Energia.
Entre as adaptações legais mais urgentes está a melhoria da regulação que governa as atividades das comercializadoras no varejo. “Atualmente, as empresas do segmento são penalizadas por manter a inadimplência de consumidores por um tempo excessivo. É crucial que sejam implementadas providências estruturais para lidar com essa questão”, afirma.
Ela diz ainda que há diversos outros pontos que precisam de reflexão conjunta do setor, como a burocratização do processo de migração do ambiente regulado para o livre. Por isso, eventos a exemplo do Congresso Brasileiro Mulheres da Energia são propositivos para trazer à tona temáticas voltadas ao desenvolvimento do setor elétrico brasileiro. Outras informações sobre o encontro estão disponíveis no site mulheresdaenergia.com.br.
Sobre a Thymos Energia
A Thymos Energia é uma das maiores empresas brasileiras de consultoria e gestão de energia. Com a missão de transformar o complexo em simples, a empresa oferece soluções de ponta a ponta da cadeia: geração, transmissão, distribuição, comercialização e consumo, além de orientar investidores que buscam oportunidades nesses segmentos. A energia para o futuro precisa ser projetada, planejada e construída hoje e o trabalho da Thymos é dar o suporte necessário para que as melhores decisões sejam tomadas.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALICE ENES DE MATOS BETTENCOURT
alice.bettencourt@sp4com.com.br