Ter um concorrente para o seu negócio traz benefícios inesperados

Uma saudável disputa pelo público-alvo nos negócios pode ajudar sua empresa a se tornar mais produtiva e conseguir melhores resultados

Concorrentes

(Crédito: 123RF)

É a fantasia de muitos empreendedores: um grupo de clientes interessados ​​e nenhum concorrente à vista. A má notícia é que, na maioria dos casos, isso dificilmente vai acontecer.

Mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. Na verdade, a concorrência nos negócios pode realmente ser benéfica. É preciso encarar. E uma vez que a competição existe, procure tirar o melhor proveito dela. Como isso é possível? O site Open Forum mostrou como usar “briga” pelo cliente a seu favor.

Mercados lotados = muitos clientes

Pense sobre isso por um minuto. Se de repente você tivesse uma ótima ideia para um produto que ninguém jamais havia visto, concebido ou usado, como você comercializaria isso? Você teria que criar o mercado a partir do zero. Você teria que convencer as pessoas de que elas precisam desse produto pela qual estavam vivendo felizes sem elas até o momento.

Claro que você pode ser capaz de fazer isso. Mas já imaginou o quanto consumiria de tempo e dinheiro?

Mas onde existe competição, existem consumidores. As pessoas já estão dispostas a pagar pelo produto ou serviço que você fornece. Concorrência nos negócios pode significar que você tem um público-alvo pronto esperando por você.

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Motivação para se especializar

Então você tem um público e um mercado. Mas o fato de existir competição significa que você precisa conquistar os clientes.

Uma maneira de fazer isso é se especializar. Pense em lojas de varejo por um momento. Poucas pessoas decidem abrir sua própria loja grande. Você investiria uma grande quantidade de dinheiro e, para conquistar clientes, lucraria menos.

Mas considere a possibilidade de abrir uma loja de varejo especializada. Você não precisa de muito espaço ou inventário. Em vez de vender tudo, você pode vender o que sabe e ama. E a melhor parte? Você pode cobrar preços mais altos. Afinal, você é o especialista.

A competição nos negócios abre espaço para especialistas. E as riquezas podem ser encontradas nos nichos.

Incremente a inovação

Escolha uma indústria. Qualquer setor e o que as pessoas estiverem fazendo ou vendendo podem ser melhoradas. Certamente, há uma maneira melhor, mais rápida, mais barata ou mais satisfatória de fazer muitas coisas.  E essa é uma oportunidade para um empreendedor inteligente.

Você não precisa reinventar a roda. Você apenas tem que fazer uma roda melhor.

Quando pensar em lançar um novo produto ou iniciar uma nova empresa, faça sua lição de casa. Examine o mercado existente e desenvolva estratégias para melhorar o que está atualmente disponível.

Concorrência nos negócios significa que há um mercado pronto. E tudo o você tem a fazer é encontrar uma razão convincente para as pessoas comprarem com você. Se você for melhor porque fez um melhorou um produto ou serviço, talvez tenha encontrado essa razão convincente.

Oportunidades de aprendizagem

Quando você vê seu concorrente se expandindo muito rápido, crescendo de maneira insustentável e perdendo clientes no processo, é uma lição poderosa sobre o que não fazer. Aceite o presente que você recebeu e não cometa os mesmos erros que os outros. Claro, você cometerá novos erros, mas também aprenderá com eles.

E você também terá a oportunidade de aprender com o que sua concorrência fez bem. Se ela tem um processo perfeito que produz ótimos resultados de uma maneira eficiente e que atenda bem os clientes, faça o mesmo. Claro que é interessante ter algum ponto de diferença. Mas não faz sentido tentar consertar algo que não está quebrado.

Há um benefício final que a concorrência nos negócios oferece e pode ser o mais importante. A concorrência nos negócios pode te ajudar a melhorar. Se não tiver concorrência, a preguiça pode vencer e oferecer o mínimo que os clientes aceitariam. Poderia cobrar preços exorbitantes e não teria reclamações.

A concorrência nos negócios ajuda a melhorar a qualidade e reduz os preços.  E te desafia de maneira produtiva.

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