Sebrae-PR lança caderno com 37 tendências para pequenos negócios

Publicação gratuita do instituto paranaense está disponível para download. Saiba aqui como baixar e ficar por dentro das novidades do mercado

Caderno de Tendências para pequenos negócios

(Crédito: 123RF)

O acompanhamento e a análise de tendências de mercado sempre foi uma prática típica de grandes corporações. Especialmente pelo fato de que elas podem financiar esses estudos. No caso dos pequenos negócios, dispor dos recursos necessários para fazer esse tipo de pesquisa é um pouco mais difícil. E pensando na aplicabilidade e no acesso das tendências aos pequenos negócios, o Sebrae do Paraná acaba de lançar o “Caderno de Tendências 2018/2019”. O material é gratuito e está disponível para download neste link.

De acordo com informações da Agência Sebrae, o caderno traz 37 tendências divididas em quatro macrotendências, consideradas movimentos importantes, que devem influenciar o mercado nos próximos anos. São elas: sociedade e economia inteligentes, novos comportamentos de consumo, gestão para o futuro e experiências reais. De acordo com Maurício Reck, consultor do Sebrae do Paraná, o caderno é resultado da análise de 14 relatórios das principais entidades mundiais especializadas em tendências, feita por uma equipe de especialistas do Brasil, Itália, Inglaterra e Portugal.

“A equipe reuniu as informações sobre mudanças no comportamento de consumo no Brasil e no mundo e convergiu para a realidade dos pequenos negócios. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e em busca de novas soluções. Quem não ficar atento ao que acontece no mercado, perde em competitividade. O caderno de tendências é um direcionamento para que ele se mantenha competitivo, possa identificar para onde seus clientes estão indo e quem pode ser seus novos clientes”, disse o consultor.

Macro e micro

Segundo Reck, macrotendências tratam de mentalidades globais, originadas por novas necessidades de comportamento em comum na sociedade.

“Neste caso, essas mentalidades tomam proporção tão grandes que passam a afetar simultaneamente uma vasta gama de setores da indústria e tem um prazo mais longo, de quinze a trinta anos”, explicou Maurício Reck.

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Já as tendências e microtendências, segundo Reck, são padrões de comportamento e consumo mais específicos, que surgem devido às mentalidades globais das macrotendências.

“Por meio dessas manifestações em menor escala, ou em menos setores, pode-se compreender com mais precisão – ou na prática – quais são os tais novos anseios e desejos da sociedade”, avaliou o consultor.

As tendências na prática

A novidade deste ano é que o material também acompanha uma ferramenta que oferece uma reflexão sobre como se encaixar com as atuais macrotendências e também um posterior plano de ação para botar as ideias em prática.

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