Neste sábado (13) o município de Tejuçuoca, localizado no norte cearense, completa 36 anos de história. A cidade, situada a 144 km da capital, Fortaleza, foi fundada em dezembro de 1987. Originalmente habitada por indígenas, a ocupação de origem portuguesa da região começou a partir da fixação dos primeiros ocupantes nas proximidades do Riacho do Paulo, afluente do Rio Curu. Os primeiros ocupantes de origem portuguesa começaram a se instalar na região no século XIX. No início do século XX, a região foi refúgio de cangaceiros que fugiam da ação da polícia.
Para a comemoração do aniversário, a prefeitura do município preparou uma programação especial durante toda a semana. Na sexta-feira (12) além da entrega de títulos de modalidades esportivas, está programada a celebração de uma noite de adoração evangélica na Praça São Raimundo Sales Neto.
Já no sábado (13) a comemoração vai contar com inauguração de obras, entrega de troféus para modalidades esportivas, homenagens, bolo do município, noite católica com adoração e shows durante a noite. A programação completa está disponível nas redes sociais da Prefeitura de Tejuçuoca.
Tejuçuoca significa, em idioma indígena, morada do Tejuaçu, isto é, “morada dos lagartões”. O município é a sede de uma das maiores festas do Ceará, a Tejubode – Feira da Caprinovinocultura, que acontece anualmente desde 2001. Os festejos vão desde feiras, gastronomia regional, pratos à base de bode, artesanato até noites agitadas com shows de músicos regionais e também nacionais. O local dos festejos é aleatório, sendo o Parque de Exposições Joãozão um dos já utilizados.