Essa técnica simples vai fazer de você um grande negociador

A coisa mais inteligente para se concentrar durante uma negociação é dar a si mesmo tempo para se afastar e tomar melhores decisões. Entenda como é possível

Conversa de negociador

(Crédito: 123RF)

Muitas vezes somos capazes apenas de dar o melhor de nós quando damos uma pausa às nossas mentes. E isso também se aplica quando você é um negociador. Às vezes, a coisa mais inteligente para se concentrar durante uma negociação é dar tempo a você para se afastar.

O site Inc. explicou com essa técnica simples pode fazer toda a diferença. As melhores ideias não aparecem quando você está trabalhando no seu negócio. Veja por que funciona:

  • Os negócios são exaustivos. Mas, paradoxalmente, é isso que permite que os melhores avanços aconteçam.
  • Um negócio complexo pode envolver sua vida. Durante longas negociações, você pode ficar exausto – tanto mental quanto fisicamente.
  • A análise constante, as negociações pessoais e a colaboração com sua equipe podem cobrar seu preço. É essencial lidar com as múltiplas dimensões por semanas ou meses de cada vez.
  • Em algum momento, você tem que se afastar. Sua mente consciente precisa de uma pausa. Então você se distancia do negócio para voltar revigorado.

E por incrível que pareça, é quando a maioria de suas grandes ideias envolvendo o negócio virá. As soluções surgem quando você está tão cansado que não consegue se concentrar na situação. Talvez você esteja assistindo a um jogo com o seu filho ou assistindo a uma temporada do seu programa favorito.

Mesmo que você não esteja se concentrando na negociação, seu cérebro ainda está trabalhando em segundo plano, lançando ideias. Claro, esse processo não acontece apenas. Há uma pegadinha.

Você tem que internalizar todo o negócio e ser capaz de modelar na sua cabeça antes que isso ocorra.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Internalize o processo

Você só pode ter idéias assim se internalizar todos os aspectos do negócio. Só funciona se você se preparou, conversou com o outro lado e aprendeu os detalhes do acordo de trás para frente. É um processo intenso que requer modelagem mental. Mas você não pode ignorá-lo e esperar ter um avanço enquanto cozinha o jantar uma noite.

Na verdade, as melhores ideias provavelmente não chegarão até você no meio do acordo. Nesse ponto, você realmente internalizou todos os aspectos porque mergulhou nos detalhes da negociação.

Só funciona quando você já colocou o esforço necessário de antemão. O processo é diferente para todos, então você tem que encontrar o que funciona bem para você.

O ponto é, encontre o que funciona para você. A única estipulação é que você tem que estar fazendo algo que ostensivamente tire sua mente do trabalho. Se você internalizou o acordo, seu cérebro continuará trabalhando.

Gostou desse artigo? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba mais dicas de empreendedorismo.