Inspire-se com 8 frases da mente brilhante de Stephen Hawking

Um dos maiores gênios da história da humanidade, o físico britânico morreu nesta quarta-feira, em casa, aos 76 anos de idade

Stephen Hawking

(Crédito: NASA/Paul. E. Alers)

O mundo perdeu nesta quarta-feira (14) uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos. Morreu em casa, na cidade inglesa de Cambridge, aos 76 anos, o físico e pesquisador Stephen Hawking. Ele convivia há décadas com esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença que paralisou os músculos do corpo, mas sem comprometer suas funções cerebrais. A informação foi divulgada pela família do cientista, que enviou um comunicado à imprensa britânica.

“Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje. Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos”, disseram, em comunicado, seus filhos Lucy, Robert e Tim.

Autor de best-sellers

Nascido em Oxford, na Inglaterra, em 1942, Hawking estudou física na conceituada University College, em sua cidade de origem. Posteriormente, obteve doutorado em cosmologia pela Universidade de Cambridge. É autor de best-sellers como “Uma Breve História do Tempo” e “O Universo numa Casca de Noz”.

Com seu trabalho, foi responsável por popularizar a física teórica, levando temas intrincados como a teoria do espaço-tempo e o funcionamento dos buracos negros para um público leigo.

Diagnóstico

Aos 21 anos, um pouco antes de se casar com sua primeira esposa Jane Wilde, foi diagnosticado com ELA, uma rara doença motora degenerativa. Os médicos deram a ele dois anos de vida. Hawking ficou casado por 26 anos e teve três filhos.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Por causa da doença, Hawking foi perdendo gradativamente os movimentos do corpo. Até chegar ao ponto de só conseguir movimentar os olhos e um dedo voluntariamente.

Capacidade intelectual

Mesmo assim, manteve sua capacidade intelectual intacta e conseguia se comunicar normalmente por conta de um sintetizador eletrônico, que reproduzia suas ideias com uma voz robotizada.

O Negociarias reuniu algumas frases deste grande gênio da humanidade, que podem servir perfeitamente de inspiração para quem se encontra, atualmente, em um processo de empreendedorismo.

Vejam um pouco do pensamento de Stephen  Hawking:

  • “Minhas expectativas se reduziram a zero quando tinha 21 anos. O restante foi um presente”.
  • “Não é bom ficar furioso se você empacou. O que eu faço é continuar pensando sobre o problema, mas trabalhando em outra coisa. Às vezes passam-se anos antes de encontrar o caminho para seguir em frente. No caso de perda de informação e buracos negros, foram 29 anos”.
  • “Durante milhões de anos, a humanidade viveu exatamente como os animais. Então aconteceu alguma coisa que desencadeou o poder da nossa imaginação. Nós aprendemos a falar e aprendemos a ouvir.”
  • “Eu já reparei que até as pessoas que afirmam que tudo é predeterminado, e que não podemos fazer nada para mudar, olham para os lados antes de atravessar a rua”.
  • “Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança”.
  • “O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento”.
  • “Pessoas que se vangloriam de seu QI são perdedoras”.
  • “Olhe para as estrelas e não para os seus pés”