Minas Gerais lança programa para fomentar startups universitárias

O projeto Startup Universitário visa gerar cultura empreendedora para professores de graduação e pós-graduação das universidades mineiras

Foto da Universidade Federal de Minas Gerais

Programa mineiro quer incentivar a cultura empreendedora em universidades

Com o objetivo de despertar a cultura empreendedora e o desenvolvimento dos ecossistemas universitários nas instituições públicas e privadas de Ensino Superior, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) lançou no início de outubro o Startup Universitário, novo projeto do programa Minas Digital.

A partir desta iniciativa, o governo mineiro espera selecionar até 100 professores de graduação e pós-graduação que tenham interesse em desenvolver e impulsionar o empreendedorismo nas universidades.

Leia também:
– Sebrae lança ebook de novas tecnologias e empreendedorismo
– Conheça os 6 tipos de empreendedores mais comuns no Brasil
– Micro e pequenas empresas: governo libera R$ 9 bilhões

O programa pretende apoiar até 100 startups universitárias na criação de protótipos e ambientar 34 espaços de ideação nos campus das instituições dos professores selecionados no edital.

“O Startup Universitário, uma das ações do Minas Digital, irá gerar cultura empreendedora para professores de graduação e pós-graduação das universidades mineiras. Esse trabalho será importante para transferência de tecnologia e apoio aos projetos científicos”, destaca o secretário da Sedectes, Miguel Corrêa, em entrevista ao jornal Hoje em Dia.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Startups: investimento na inovação

O investimento previsto é de R$ 700 mil e o edital para o programa já foi publicado. As inscrições estão abertas até o próximo dia 24 de novembro.

Ao capacitar e apoiar os professores universitários, o programa pretende que os docentes criem em suas instituições de ensino ações e programas que propiciem aos seus alunos a oportunidade de desenvolverem comportamento empreendedor.

Com isso, espera-se um incentivo à abertura de novos negócios, apoiando a transferência de tecnologias e aumentando a densidade de startups no âmbito universitário, com ações que também incentivem o protagonismo dos alunos

Startup Universitário: programa para fomentar startups nas universidades de Minas Gerais. Inscrições abertas até 24/11/2017.

Inscrições abertas

As instituições de ensino interessadas em participar do programa Startup Universitário precisam encaminhar uma declaração para o e-mail contato@startupuniversitario.mg.gov.br, na qual concorda com a inserção da instituição no projeto e cita os professores interessados em participar do processo de seleção. O limite de docentes inscritos no programa é de quatro por cada campus da instituição de ensino.

Uma vez feita a declaração, os professores escolhidos pelas instituições de ensino devem preencher, também até o dia 24 de novembro, o formulário de inscrição disponível no site oficial do projeto.

A divulgação dos professores selecionados está prevista para o dia 19 de janeiro de 2018.

Confira aqui a íntegra do edital com os critérios para a inscrição das instituições de ensino e dos professores no program Startup Universitário.