Serasa lança serviço para MEIs e MEs evitarem a inadimplência

Nova plataforma se chama "Recomendação" e disponibiliza ao empresário um relatório para avaliação individual de perfis das empresas ou consumidores com quem faz negócios

Pessoa usando cartão de crédito para pagamento online

(Crédito: pachaileknettip / 123RF Imagens)

30O Serasa Empreendedor acaba de lançar uma solução que visa dar mais segurança aos Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro Empresas (ME). Com base no score – pontuação de crédito -, o novo serviço se chama “Recomendação” e disponibiliza um relatório que vai permitir ao empresário avaliar individualmente se o perfil da empresa ou consumidor com o qual pretende fechar uma venda tem chance de pagar as contas em dia.

Novo serviço

A plataforma está sendo oferecida pelo Serasa Empreendedor, braço da Serasa Experian voltado ao microempreendedor, e promete eficiência e mais assertividade para os empreendedores lidarem com o fantasma da inadimplência. Além disso, de acordo com o Serasa, o produto promete mostrar oportunidades, cuidados e dicas para conduzir uma boa negociação e estabelecer formas de pagamento mais adequadas.

“Colocamos toda a expertise da Serasa a serviço do desenvolvimento sustentável dos microempreendedores de todo o país. Proporcionamos análises de risco simples e convenientes aos seus negócios”, disse o vice-presidente de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Victor Loyola.

Inadimplência em níveis recordes

Segundo um estudo da Serasa Experian, em maio deste ano, 5,122 milhões de micro e pequenas empresas estavam com dívidas atrasadas no país. Esse número representa um aumento de 9,0% em relação ao mesmo mês de 2017. E constitui o maior número registrado desde 2016, quando o levantamento começou a ser realizado. E um dos principais objetivos da nova ferramenta, de acordo com a empresa, é justamente contribuir para a redução do risco de inadimplência, que tem registrado níveis recordes.

O resultado da consulta ao CNPJ ou CPF representa a prática de mercado a partir das análises estatísticas geradas por meio de informações disponibilizadas no banco de dados da Serasa Experian. Por meio desse processo, o novo serviço atribui scores de risco – baseados na probabilidade de descumprimento nos pagamentos – tanto para pessoa física quanto jurídica.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

De acordo com o Serasa, foram estabelecidas faixas para identificar gradativamente os perfis por recomendação. Desde aqueles que demonstram maior chance ao pagar suas contas, passando ao patamar dos que apresentam risco moderado de inadimplência, até chegar a perfis distintos com riscos elevados de não pagarem suas dívidas.

Além do score, a ferramenta também apresenta oportunidades, cuidados e dicas. Veja algumas:

  • Com determinados perfis, usar o parcelamento como forma de estreitar e fidelizar o relacionamento;
  • Solicitar, quando necessário, referências de outras empresas com as quais o cliente já se relaciona para avaliar a opção de pagamento mais adequada;
  • Trabalhar com pagamento à vista para perfis com maior risco de inadimplência.

Relatório sobre CNPJ

O relatório também vai apontar quando o CNPJ estiver com status extinto, baixado, nulo, inapto e suspenso na Receita Federal. Ou ainda com falência decretada, autofalência, concordata, recuperação judicial e extrajudicial, inadimplente no mercado e falência requerida. De modo semelhante, a solução informa o status de um CPF quando apontado como inexistente, quando pertencente a menor de 18 anos (inclusive emancipado) ou documento bloqueado judicialmente, por exemplo.

O Recomendação pode ser contratado , via internet e em tempo real no no site Serasa Empreendedor. O custo para uma consulta é de R$ 9,90.

Gostou desse artigo? Inscreva-se em nossa newsletter e receba semanalmente as principais notícias do Negociarias em seu e-mail.