Sebrae e FNDE anunciam incentivo à agricultura familiar

Instituições unem forças para aumentar o consumo de alimentos de produtores rurais nas merendas escolares e capacitar pequenos agricultores

Foto de trabalhadores em horta de agricultura familiar

Programa incentiva a alimentação mais saudável nas escolas através de parcerias com pequenos produtores rurais| Crédito: http://ruralpecuaria.com.br

O Sebrae e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) anunciaram parceria para o fortalecimento do consumo de produtos da agricultura familiar nas escolas. A ideia do projeto é capacitar agricultores familiares a produzirem alimentos que serão vendidos para as escolas da rede pública de ensino (municipais, estaduais e federais).

Segundo a diretora técnica do Sebrae Heloisa Menezes, a iniciativa trabalha com pequenos produtores rurais para incentivar a conexão do agricultor familiar e a alimentação escolar. A diretora ainda destacou que no Brasil são servidas diariamente 50 milhões de refeições nas escolas e os gastos chegam a R$ 4 bilhões por ano.

Leia também:
– Sebrae lança e-book de novas tecnologias e empreendedorismo
– De concurseira a microempreendedora
– Governo: R$ 9 bilhões para micro e pequenas empresas

Todo o dinheiro investido pode ser usado para fornecer uma alimentação mais saudável dos alunos e ajudá-los a ter um aprendizado melhor. “São recursos que podem ser usados na compra dos produtos cultivados por agricultores familiares, que somam 4,5 milhões de propriedades em todo país. Ganham os pequenos negócios, os alunos e as prefeituras”, destaca a diretora.

Concurso de melhores receitas

O anúncio dessa parceria foi feito na premiação do concurso de Melhores Receitas da Alimentação Escolar no fim de outubro, na sede do Sebrae em Brasília. Foram eleitas cinco merendeiras de cada uma das regiões brasileiras pela criação dos melhores pratos servidos nas escolas.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo