Saiba lidar com desperdiçadores de tempo e ganhe produtividade

Diminuir os desperdício de tempo é uma meta importante para quem quer atingir objetivos pessoais e profissionais. Especialista dá dicas para se livrar de tantos estímulos da vida moderna

Tempo passando: areia caindo dentro de ampulheta

(Crédito: sergign/123RF)

O dia tem 24 horas para todo mundo. Mas por que algumas pessoas conseguem dar conta de tantas tarefas, enquanto outras acham que o dia está cada vez mais curto? A resposta para isso é como lidamos e organizamos o nosso dia. Saber o que é prioridade e aprender o que nos faz desperdiçar tempo é fundamental para aumentar sua produtividade.

Entretanto, é preciso atenção. Assumir muitas atividades também não é o mais indicado. “A vida moderna, repleta de estímulos e informações abundantes, nos coloca em uma situação de poluição mental e excesso de atividade que, em geral, compromete nossa rotina diária”, explicou a coach executiva e empresarial e diretora da Abracem (Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial) Yara Leal de Carvalho.

Yara elegeu alguns desperdiçadores de tempo que nos trazem a sensação de que as horas voam. Ao site Empreendedor, ela explicou cada um e deu dicas de como se livrar deles.

1. Desorganização pessoal

Esquecer compromissos, chegar atrasado ou não cumprir prazos combinados. Essa desorganização faz você perder tempo tentando se encontrar na própria bagunça. E o principal: as pessoas passam a enxergá-lo com desconfiança.

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2. Mudanças sem necessidade

Se sua rotina está funcionando bem, não mude. Alguns bons hábitos nos ajudam a ganhar tempo no dia a dia. Assim, temos mais facilidade para focar em projetos mais estratégicos.

3. Não saber dizer não

Você diz sim a tudo e acumula compromissos mesmo que não sejam sua prioridade? Cuidado! Além de fazer você perder tempo com o que não importa, as pessoas passam abusar de sua boa vontade. Afinal, você não nega nada, não é mesmo?

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4. Querer fazer tudo sozinho

Se existe alguma tarefa que você pode delegar, delegue. Tentar fazer tudo sozinho é frustrante. E, mesmo que você consiga, existe mesmo a necessidade de ir à exaustão?

5. Má utilização dos recursos tecnológicos

Você vive olhando o celular, interrompendo o que está fazendo? Pode ter certeza que você já desperdiçou metade do seu dia. Deixe para olhar as redes sociais e as mensagens do Whatsapp durante suas pausas do trabalho.

6. Reuniões

Quem nunca esteve em uma reunião que poderia ser um e-mail? Pois é, reuniões presenciais são um investimento de tempo que poderia ser utilizado para algo mais produtivo.

Se não for possível evitar, seja objetivo. Com a tecnologia, você pode marcar reuniões por Skype ou tantas outras ferramentas. Dessa forma, você evita o desperdício de tempo com deslocamentos.

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7. Imprevistos

Inevitáveis e acontecem todos os dias. E, às vezes, nos piores momentos. Entretanto, se há um planejamento diário, você consegue lidar com o imprevisto sem grandes problemas. Dia a dia organizado, te deixa preparado para essas ocasiões.

8. Falta de noção de prioridade

Sem objetivos definidos, você não tem um planejamento. Logo, você não consegue identificar quais são as suas prioridades. O que acontece? Você gasta energia em tarefas que não são tão importantes.

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Por isso, a disciplina é tão importante. Quem é disciplinado sabe priorizar e dar foco ao que é mais importante naquele momento.

9. Socialização

Ter relações sociais no ambiente de trabalho é natural. Mas cuidado para não perder muito tempo no bate-papo no cafezinho. Além de desperdiçar horas de trabalho, você ainda pode se envolver em fofocas e prejudicar sua imagem.

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