Saiba como usar as mídias sociais para tornar seu negócio competitivo

As redes sociais dos seus concorrentes são excelentes fontes de informações públicas. Veja como usá-las e sair na frente nos negócios

Foto de celular com as principais redes sociais de 2017

Crédito: bigtunaonline/123RF

Ficar à frente da concorrência é um dos grandes objetivos de qualquer dono de negócio. E estar por dentro do que as outras empresas do seu ramos estão fazendo é uma ótima forma de sair na frente com algum tipo de estratégia. Um bom diferencial competitivo é usar as mídias sociais para revisar, monitorar e analisar a atividade de seus concorrentes. Assim, você pode obter uma visão melhor de onde eles estão no mercado.

Esse tipo de análise oferece informações detalhadas sobre pontos fortes, pontos fracos e oportunidades para o seu negócio. Ao fazer uma análise competitiva tendo as mídias sociais como foco, você vai conseguir detalhes sobre como seus concorrentes estão interagindo com seus públicos-alvo. Em artigo publicado recentemente, o site Open Forum deu algumas sugestões de como obter essas informações. Veja quais são:

Quem são seus concorrentes?

O primeiro passo para se manter à frente de seus concorrentes é identificá-los. Se você já está no mercado há algum tempo, talvez já esteja ciente de quem são.

Se você ainda não os conhece, pode começar pesquisando online para identificar empresas que vendem produtos similares e oferecem serviços semelhantes.

Uma boa estratégia é assumir que você é o consumidor e realizar pesquisas usando palavras-chave específicas. Dependendo do seu setor, você pode chegar a algumas dezenas de concorrentes. Não precisa ser uma lista enorme, só uma análise dos seus concorrentes mais próximos.

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Encontrando canais de mídia social

Para ficar à frente da concorrência, o próximo passo é mergulhar mais fundo em vários canais de mídia social. Não se concentre apenas em uma plataforma. Para aproveitar ao máximo sua análise, acompanhe sua concorrência no Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e qualquer outra plataforma de mídia social em que eles tenham uma conta.

Observe alguns desses itens:

  • Com que frequência eles postam? É várias vezes por dia, diariamente, semanalmente?
  • Que tipo de conteúdo eles postam? Postagens no blog, vídeos, episódios de podcasts, promoções, eventos, estudos de caso ou entrevistas?
  • Qual conteúdo tem mais interação com o público? Anote os conteúdos de melhor desempenho.
  • Qual é o nível de envolvimento do público? Os usuários estão curtindo ou comentando?
  • O que o público está dizendo em seus comentários? Os clientes estão felizes?
  • Existe uma tendência sobre um tópico específico ou funcionalidade do produto que sempre aparece?
  • Existem pontos de frustração em posts ou comentários?
  • Verifique as análises de produtos de seus concorrentes e identifique tendências.

Analise os dados

Para realmente ficar à frente da concorrência, você precisa agir. Você reuniu todos os dados na sua planilha. Agora é hora de fazer a análise.

Com base nos dados, identifique os pontos fortes e fracos do seu concorrente. Considere construir sobre o que seus concorrentes já estão fazendo.

Encontre oportunidades onde o seu concorrente está falhando. Talvez eles não estejam lidando com um certo ponto problemático do mercado. Talvez eles não estejam respondendo aos comentários com rapidez suficiente ou postando em um canal de mídia social específico. Aproveite a oportunidade de agregar ainda mais valor ao seu mercado.

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