Close Menu
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Exercícios para joanete com elástico: guia completo

21/10/2025

O segredo para estimular colágeno e rejuvenescer a pele

20/10/2025

Esse detalhe no armário planejado muda toda a praticidade da cozinha

19/10/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
quarta-feira, novembro 19
EM DESTAQUE
  • Exercícios para joanete com elástico: guia completo
  • O segredo para estimular colágeno e rejuvenescer a pele
  • Esse detalhe no armário planejado muda toda a praticidade da cozinha
  • Dermatologista explica cronograma capilar saudável e eficaz
  • Diferença entre marca nominativa, figurativa e mista no registro
  • Por que a piscina de bolinha nunca sai de moda nas festas infantis
  • Lavanderia com coleta e entrega na Barra da Tijuca: como funciona e preços
  • Essa casa em Sorocaba é refúgio para quem quer uma nova fase
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
NegociariasNegociarias
Home»TECNOLOGIA»Quais os recursos de IA para a indústria de seguros?
TECNOLOGIA

Quais os recursos de IA para a indústria de seguros?

09/11/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O Código de Hamurabi, na Babilônia de há quase 4.000 anos, já previa uma espécie de seguro, de risco contratualmente compartilhado entre mercadores durante as perigosas viagens e caravanas, o que tornava o comércio mais seguro e previsível, uma vez que os custos relacionados a danos ou perdas eram divididos igualmente entre os comerciantes que os transportavam. Foi o primeiro sistema de seguros registrado pela história.

 

No início da expansão do mercantilismo, o seguro aparece pela primeira vez na Europa em 1347, quando foi elaborada a primeira apólice de seguros conhecida, envolvendo o risco das embarcações no comércio marinho. Com as grandes navegações e o crescimento do comércio, o seguro foi evoluindo e novas modalidades foram surgindo, abrindo um novo mercado, das companhias seguradoras. A primeira e mais famosa delas, a Lloyds de Londres, foi criada em 1696 por um dono de café (John Lloyd) onde se reuniam os agentes de seguros marítimos.

 

No Brasil, a primeira sociedade de seguros registrada foi a “Companhia de Seguros Boa Fé” com início de operação em fevereiro de 1808, quando a corte de Dom João chegava às terras brasileiras.

Partindo de um rateio simples dos riscos das viagens até as complexas operações para segurar ativos de risco e valor elevados, como plataformas de petróleo, fundamentalmente o princípio foi mantido, uma vez que dividindo o risco com mais pessoas, o custo para cada um é reduzido, e multiplicando os segurados, menor também o risco para a seguradora.

 

Mas, a matemática e os cálculos estatísticos e atuariais evoluíram muito, as bases de dados e os fatores que influenciam o risco multiplicaram-se, tornando-se imensas e impossíveis de manipular manualmente, e novas ferramentas – como computadores a cada dia mais poderosos – foram sendo introduzidos, até o surgimento dos recursos de inteligência artificial na última década.

 

O crescimento deste mercado, com valores bilionários sendo movimentados, atraiu também os operadores escusos, presentes em todo o setor financeiro, e a indústria de seguros é um dos segmentos da economia com mais problemas com fraudes, o que também a tornou uma das mais beneficiadas pelo uso de ferramentas de inteligência artificial.
 

Este foi um dos primeiros segmentos da economia a utilizar fortemente estatísticas e análise de dados para definição do grau de exposição a risco de cada espécie de seguro e de cada segurado, e o uso da IA pode automatizar e acelerar a análise mais individualizada das apólices e propiciar melhor atendimento dos clientes, de qualquer porte.

As empresas do setor podem utilizar essa tecnologia como ferramenta para analisar de forma inteligente e autônoma grandes volumes de dados, permitindo prever melhor os comportamentos futuros dos segurados e facilitando às seguradoras personalizar as recomendações de cobertura de seguro para melhor atender às necessidades individuais. Essas são algumas das consequências positivas que a tecnologia, quando usada em sua capacidade máxima, é capaz de proporcionar para os clientes. Já para as seguradoras, os benefícios somados são incalculáveis, a começar por uma melhor precificação do seguro pelo entendimento mais preciso dos riscos de cada contrato.
 

Por fim, só me resta te perguntar: você está aproveitando tudo o que a tecnologia pode proporcionar aos seus clientes?

*Fabricio Visibeli – Com mais de 20 anos de experiência, Fabricio atuou em diferentes áreas do setor de tecnologia, como bancos, consultoria, varejo e telecomunicações. O executivo respondeu por mais de dez anos à gestão de equipes e acumulou em sua recente experiência na Espanha, métodos de trabalho eficientes e modelos mundiais de gerenciamento de equipes. Com formação em Ciência da Computação na FEI, pós-graduação em gestão de projetos de TI na USP e especialização de liderança na inovação pelo MIT, Visibeli é sócio-diretor na CBYK, desenvolvedora de software e de soluções personalizadas de TI.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Top 5 Falhas em Inversor de Frequência e Como Evitá-las

19/07/2025

IA para licitações: O futuro das contratações públicas chegou

11/07/2025

O que considerar antes de instalar um ar tipo split

04/06/2025
EM DESTAQUE

Exercícios para joanete com elástico: guia completo

21/10/20250

O segredo para estimular colágeno e rejuvenescer a pele

20/10/20250

Esse detalhe no armário planejado muda toda a praticidade da cozinha

19/10/20250

Dermatologista explica cronograma capilar saudável e eficaz

13/10/20250

Diferença entre marca nominativa, figurativa e mista no registro

01/10/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião
46.047.573/0001-71
Endereço: Rua Nove de Julho, 72, Conj 55, Santo Amaro, São Paulo/SP, CEP 04739-010

EM DESTAQUE

Exercícios para joanete com elástico: guia completo

21/10/2025

O segredo para estimular colágeno e rejuvenescer a pele

20/10/2025

Esse detalhe no armário planejado muda toda a praticidade da cozinha

19/10/2025
CONTATO

contato@negociarias.com.br

+55 (31) 9164-0548

© 2025 Negociarias

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.