Conheça as rotinas de 9 líderes e saiba como ser mais produtivo

Grandes líderes e CEOs organizam sua rotina para facilitar seus dias tão cheios de compromisso. Descubra como isso pode aumentar sua produtividade.

Foto de líderes importantes que auto rendimento em produtividade: Jack Dorsey, Barack Obama, Bill Gates, Elon Musk, Sheryl Sandberg, Angela Merkel, Sundar Pichai, Mark Zuckerberg e Jeff Bezos.

O que você sente ao ouvir a palavra rotina? Se sente tédio, pare e repense um pouco. Grandes líderes costumam ter sua rotina muito bem organizada para poder dar conta de tantos compromissos diários e decisões que precisam tomar. Além disso, precisam achar o equilíbrio de tantas tarefas com a vida pessoal.

+Leia também:
– 3 dicas para organizar suas tarefas e não perder tempo
– Especialista dá 5 dicas para você evitar reuniões desnecessário
– 6 livros indicados por bilionários das novas tecnologias

A revista Exame reuniu as rotinas de algumas pessoas mais influentes do mundo. Inspire-se e teste o que funciona melhor para você. Com um pouco de esforço e disciplina, você pode se transformar em uma pessoa bem mais produtiva.

1. Jack Dorsey, CEO do Twitter e da Square

Medite: depois de seis horas de sono (com um bom blecaute no quarto), Dorsey acorda às 5h e medita por 30 minutos.
+Leia também: Produtividade: 15 coisas que roubam seu sono

Pratique exercícios físicos curtos: antes ainda do café, ele faz três sessões de exercícios físicos por 7 minutos.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Crie dias temáticos: ele separa cada dia da semana para que seja voltado para uma área. Por exemplo: segunda para gestão, terça para marketing e comunicação e assim por diante.

Priorize as folgas: nos fins de semana, Dorsey se dedica aos seus hobbies. No sábado, escala montanhas. No domingo, faz reflexões para autoconhecimento e organiza a semana.

O que você pode aprender com Jack Dorsey? Tente organizar seus afazeres por categorias. Seja separando algumas horas do seu dia ou um dia inteiro dedicado àquela tarefa.

Foto de Jack Dorsey

(Crédito: Fast Company)

2- Barack Obama, ex-presidente dos EUA

Use um uniforme: escolher o que vestir é uma decisão. Quem precisa tomar muitas decisões por dia costuma ter algo conhecido com “fadiga de decisão”. E é tudo o que um presidente não precisa. Em sua própria explicação sobre o assunto, Obama disse: “você pode ver que eu só uso ternos cinzas ou azuis. Não quero ter que decidir o que vou comer ou vestir porque tenho muitas outras decisões para tomar”.

Faça um simples sistema de feedback: Obama criou uma forma rápida de responder todos os memorandos que chegavam à sua mesa. Eram três frases: “concordo”, “discordo”, “vamos discutir”. Assim, era possível marcar reuniões de forma mais eficaz e fazer com que os projetos andassem mais rapidamente.

Prepare-se para o dia seguinte: Obama aproveitava o silêncio noturno da Casa Branca para organizar o seu próximo dia. Na manhã seguinte, já começava a trabalhar às 7h com todas as tarefas organizadas e adiantadas.

Faça exercícios: todos os dias, Obama separava uma hora do seu dia para se exercitar na academia. Além disso, sempre tinha um tempo reservado para jogos de basquete.

Tenha tempo para si e sua família: além do tempo que separava para se exercitar, Obama considerava sagrado o jantar. Era nesse momento, que conversava com suas filhas, relaxava e podia pensar em outros assuntos.

O que você pode aprender com Barack Obama? Faça uma lista do que te distrai e quanto tempo você perde com isso. Pense em como eliminar ou, pelo menos, diminuir essa distração para que você não perca mais tempo com o que não é realmente importante.

Foto de Barack Obama, ex-presidente dos EUA

3- Bill Gates, copresidente da Bill & Melinda Gates Foundation

Tenha uma boa noite de sono: para Bill Gates, são pelo menos 7 horas de sono por dia.

Aproveite todos os momentos: Gates costuma caminhar na esteira e assistir matérias educativas ao mesmo tempo.

Informe-se: logo pela manhã, Gates, lê os principais jornais dos EUA.

Organize sua agenda: Gates organiza seu tempo com intervalos de cinco minutos. E sempre reservando um tempo específico para a leitura de livros.

Anote suas ideias: não interrompa suas tarefas para fazer outra. Quando Gates tem uma ideia, ele anota e depois planeja como vai usá-las.

Relaxe: Gates relaxa lavando pratos. Ou seja, não importa qual o seu jeito de relaxar. Apenas relaxe.

O que você pode aprender com Bill Gates? Maximize seu tempo. Passa muito tempo no trânsito? Aproveite para ouvir podcasts, audiobooks ou programas de rádio. Aproveite esses momentos para aumentar seus conhecimentos.

Foto de Bill Gates

(Crédito: Aurelien Meunier | Getty Images)

4- Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX

Durma bem e acorde cedo: Musk dorme por seis horas e acorda todos os dias às 7h.

Faça algo que melhore suas manhãs: no caso dele, uma boa ducha.

Faça intervalos: assim como Bill Gates, Musk também faz vários intervalos de cinco minutos.

Faça uma divisão clara do seu tempo: para dar conta de duas empresas, Musk separa dias para cada empresa. Segundas e sexta são da SpaceX. Terças, quartas e quintas da Tesla.

Organize seu tempo do jeito que te torna mais produtivo: Musk diz que não gosta de tirar férias. Seus fins de semana podem ser tanto para as empresas quanto para a companhia dos cinco filhos. E nunca longe do e-mail.

Faça exercícios: Musk vai à academia uma ou duas vezes por semana.

Leia: Musk ama ler e está sempre bem informado.

O que você pode aprender com Elon Musk? Leia bastante e reserve um tempo pela manhã com algo que lhe dê prazer.

Foto de Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX

5- Sheryl Sandberg, COO do Facebook

Comece cedo e termine cedo: Sheryl deixa seus filhos na escola e às 7h já está no escritório. Porém, às 17h30, já está de saída. Ela faz questão de jantar todos os dias com os seus filhos. Especialmente depois da morte do marido.

Anote suas tarefas: apesar de trabalhar com tecnologia, Sheryl gosta de uma ferramenta bem analógica: um caderno comum com espiral. Ali, ela anota todas as suas tarefas. Quando completa a lista, simplesmente arranca a folha.

Faça reunião com propósitos: para não perder tempo, ela gosta de ter clareza no objetivo da reunião. “Estamos nessa sala para tomar uma decisão ou discutir algo?”, explicou.

Converse com sua equipe: Sheryl costuma fazer reuniões de rotina para saber sobre as operações diárias de sua equipe. Além disso, ela faz reuniões de liderança para saber como cada membro fala sobre seu momento pessoal e profissional.

Procure por ideias: mesmo em momentos de lazer, ela anota todos os seus insights ao usar as redes sociais.

Desligue seu telefone: para ter uma noite mais tranquila, antes de dormir às 21h30, ela desliga o celular.

O que você pode aprender com Sheryl Sandberg? Faça reuniões rápidas com sua equipe para saber como os projetos estão caminhando.

Foto de Sheryl Sandberg, COO do Facebook

6- Angela Merkel, chanceler da Alemanha

Invista em tempo de qualidade com a família: Merkel toma café todos os dias com o marido. É o momento que ela separa para conversar calmamente com ele.

Inspire-se na ciência: química por formação, Merkel não deixou de lado a abordagem científica. Antes de decidir algo, ela gosta de pensar em cenários e experimentos teóricos.

Durma a quantidade de horas necessárias para você: Merkel dorme quatro horas por dia. Permite-se algumas horas a mais de sono apenas nos fins de semana.

O que você pode aprender com Angela Merkel? Use o método científico para as suas tomadas de decisão. Anote as informações que possui, pense nos possíveis resultados de cada ação sua e só depois decida.

Foto de Angela Merkel, chanceler da Alemanha

(Crédito: Time)

7- Sundar Pichai, CEO do Google

Acorde cedo: para Pichai, isso é entre 6h30 e 7h.

Coloque seus filhos para dormir: ele volta para casa a tempo de fazer isso todos os dias.

Esteja informado: toda manhã. Pichai lê os principais jornais.

Prefira chá ao café: o indiano Pichai costuma brincar que é “um hábito muito inglês”

Escute antes de falar: frequentemente, Pichai é o último a falar em reuniões. Assim, ele oferece uma ideia já baseada em tudo o que outros disseram.

Caminhe para pensar: mesmo no escritório, Pichai levanta e caminha. Geralmente tem boas soluções quando acaba.

Não leve trabalho para casa: Pichai deixa tudo no escritório. Tudo.

O que você pode aprender com Sundar Pichai? Marque uma reunião ao ar livre. As ideias fluem melhor e os problemas são mais facilmente resolvidos. Steve Jobs também costumava usar essa técnica.

Foto de Sundar Pichai, CEO do Google

8- Mark Zuckerberg, CEO do Facebook

Atualize-se assim que acordar: Zuckerberg acorda às 8h e imediatamente abre Facebook, Facebook Messenger e Whatsapp.

Faça exercícios: logo depois, ele faz exercícios. Pelo menos, três vezes na semana.

Use um uniforme: assim como Obama, Zuckerberg não quer perder tempo com isso. Usa sempre jeans, tênis e uma camiseta cinza.

Tenha uma boa equipe: só para cuidar da sua página no Facebook são 12 pessoas. Elas moderam comentários e fazem atualizações.

Nunca deixe de estudar: em 2015, Zuckerberg se desafiou a ler um livro a cada duas semanas. Além disso, divulgou que estudava mandarim.

Separe um tempo para coisas importantes: quando foi pai em 2015, Zuckerberg tirou uma licença-paternidade de dois meses.

Tenha rituais: ele é judeu praticante e, ao colocar a filha para dormir, entoa uma prece judaica tradicional.

O que você pode aprender com Mark Zuckerberg? Pense em como terminar o seu dia da melhor maneira. Medite, leia um livro, veja sua série favorita ou tome um chá. Descubra algo que te relaxe e institua como um ritual.

Foto de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook

9- Jeff Bezos, CEO da Amazon

Durma o tempo que for necessário: Bezos não utiliza alarmes para acordá-lo. Usa seu relógio biológico para começar o dia.

Exercite-se e informe-se. Ao mesmo tempo: enquanto caminha na esteira, Bezos lê os jornais.

Aproveite sua família: Bezos gosta de tomar café da manhã ao lado da esposa e filhos. Para isso, nunca marca reuniões muito cedo.

Marque reuniões pensando em como dividir pizzas: para não ter muita gente nas reuniões, Bezos criou a “regra das duas pizzas”. Funciona de forma simples: se duas pizzas não podem alimentar todo mundo, tem gente demais na reunião.

Relaxe no fim do dia: assim como Bill Gates, Bezos adora lavar pratos. Também gosta de levar os filhos para um submarino.

O que você pode aprender com Jeff Bezos? Pense em alguma regra (como a das duas pizzas) que resolva algum problema em sua vida profissional como excesso de reuniões.

Foto de Jeff Bezos, fundador da Amazon

Esse artigo foi útil para você? Leia nossas matérias em Inspirações e aprenda mais sobre produtividade no seu negócio.