Por que pessoas com mais de 50 anos preferem ser freelancers?

Cresce o número de trabalhadores com mais de 50 anos que opta pelo trabalha freelancer. Entenda as vantagens que atraem essa geração

Freelancer mais velho

(Crédito: hasloo/123RF)

O trabalho freelancer tem atraído trabalhadores de todas as idades com a promessa de flexibilidade e oportunidades remotas. Enquanto muitos acreditam que as gerações mais jovens compõem a maior parte do setor, as estatísticas provam o contrário. De acordo com o FreshBooks 2018 Self-Employment Report, 49% dos freelancers têm mais de 50 anos e 32% dessa mesma faixa etária que trabalham em tempo integral agora planejam se tornar freelancers nos próximos cinco anos.

Essa geração dos 50 mais está optando por se tornar freelancer pelas mesmas razões que todos os outros: um desejo de mais envolvimento em seu trabalho e desejo por opções de trabalho mais flexíveis. Há muitas vantagens de escolher a carreira freelancer em vez da mais “tradicional”. O site Business News Daily listou três razões pelas quais os 50 mais estão fazendo exatamente isso.

1. Equilíbrio trabalho-vida

Ser freelancer permite horários mais flexíveis e mais controle do trabalhador. Isso é especialmente atraente para quem já passou dos 50, que podem se sentir esgotados ou ansiosos para passar mais tempo com a família e menos tempo em reuniões ou em viagens profissionais. Mesmo que passem a ganhar menos, eles preferem a conveniência de fazer sua própria rotina de trabalho.

2. Trabalhos baseados em talentos

Quando você é freelancer para uma empresa, você é contratado apenas com base em talento e experiência. O relatório da Freshbooks observou que a maioria dos freelancers nunca encontra seus empregadores pessoalmente e é examinada por suas qualificações em vez de idade.

Muitos empregadores tendem a preferir candidatos mais jovens, porque muitas vezes são moldáveis ​​e dispostos a trabalhar por um salário menor. Como freelancers, a discriminação por idade não é um problema, já que os clientes simplesmente querem alguém que possa desempenhar bem a sua tarefa. Independentemente de questões como idade e experiência.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

3. Transição para a aposentadoria

Enquanto a maioria das pessoas aprecia a aposentadoria como é, muitos preferem um período de transição antes de desistir. Eles olham para trás e vêem 40 anos acumulando habilidades altamente valiosas e antecipam 30 anos sem usar essas habilidades, e sentem uma desconexão. Os 50 mais querem se manter engajados e o freelancer oferece essa oportunidade

Como eles tendem a ter mais experiência do que as gerações mais jovens, podem usar seus insights e conexões em proveito próprio. Assim, continuando a lucrar trabalhando remotamente com uma agenda flexível.

Gostou do conteúdo? Assine a newsletter do Negociarias e receba semanalmente as novidades do mundo do empreendedorismo.