10 traços típicos na personalidade de um empreendedor

Você sabe o que diferencia um empreendedor das outras pessoas? Conheça as características típicas de quem nasceu para ser dono do próprio negócio

Empreendedor de personalidade forte trabalhando em sua mesa de trabalho

(Crédito: langstrup/123RF)

Começar um negócio tem inúmeros desafios. Para algumas pessoas, isso é suficiente para continuar como empregado de outra pessoa. No entanto, para os empreendedores natos isso apenas motiva seu impulso por ter um negócio próprio. São indivíduos que têm na personalidade a disposição de superar as adversidades.

Especialistas em novos negócios traçaram para o site Business News Daily as 10 características na personalidade de quem é um empreendedor.

Energético

Uma qualidade que todos têm em comum é a habilidade de estar sempre em movimento. Empresários natos não sabem como desligar. Estão sempre tendo ideias e planejando.
+Leia também: 5 maneiras de focar sua energia durante uma crise de trabalho

Persuasivo

Um dos principais sinais de um empreendedor nato é sua vontade de vender uma ideia e persuadir os outros a comprarem suas causas. São persistentes em mostrar os benefícios da sua ideia, serviço ou produto.

Experiente

Empresários tendem a ter uma maneira única de resolver os problemas que possam surgir. Eles apresentam novas maneiras de resolver problemas que outros nem sequer podem imaginar. As idéias vêm naturalmente para eles.
+Leia também: 7 lições aprendidas diante dos fracassos dos empreendedores

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Otimista

Mesmo nas piores situações, os empreendedores bem-sucedidos sempre enxergam a oportunidade de coletar algo novo. Procuram manter a calma na crise e aprendem com o que não funcionou.

+Leia também:
– Saiba como superar os principais obstáculos empresariais
– Empresários listam os principais obstáculos de suas empresas

Adaptável

Especialmente no início, os empreendedores podem não ter muitas certezas. Mas eles são capazes de adaptar seu plano às circunstâncias em mudança. Pensam positivo e procuram não pensar demais. Procuram tomar decisões sábias e aceitam as mudanças necessárias.

Oportunista

Os empresários têm uma mentalidade oportunista e estão sempre preparados para aproveitar todas as situações. Eles vêem oportunidades onde outros não. E estão dispostos a investir nessas oportunidades, mesmo quando outros hesitam em assumir o risco.
+Leia também: Críticas negativas podem virar oportunidades positivas

Autoconsciente

É aquele tipo de empreendedor que está sempre disposto a reconhecer seus erros e, o mais importante, aprender com eles.

Criativo

Iniciar um negócio requer um pensamento criativo constante. A mente de um empreendedor está sempre no trabalho. Ele não desliga o fluxo de ideias. Todo problema é uma oportunidade para construir um negócio para resolvê-lo.

Decisivo

Executar um negócio exige agir, mesmo que não haja uma melhor escolha óbvia. Eles podem tomar uma decisão e agir com confiança, mesmo quando outros estão paralisados diante de um problema.

Resiliente

Aqueles que nascem com as características necessárias para administrar seus próprios negócios estão dispostos a voltar atrás depois de serem derrubados. Nem sempre as ideias são bem-sucedidas. Mas o que os diferencia é a não desistência. Eles aprendem com o que não funcionou e começam de novo.

Gostou desse conteúdo? Cadastre-se na newsletter do Negociarias e receba toda semana um resumo das notícias que passaram por aqui.