Perfil de culinária vira sucesso no Instagram

Conheça o primeiro perfil de culinária do Instagram: “Receitas em 15 segundos”. Com inovação e criatividade, o idealizador do projeto virou sucesso nas redes sociais

João Pedro Coutinho, do perfil "Receitas em 15 segundos"

(Crédito: divulgação)

O número de pessoas que fazem negócios pelo Instagram não para de crescer. Em tempos de uma transformação da sociedade diante dos avanços tecnológico, a nova realidade estimula uma mudança de comportamento, de pensar, do estilo de vida e das formas de se relacionar. E foi pensando nisso que nasceu o primeiro perfil de culinária no Instagram, o Receitas em 15 segundos.

O goianiense João Pedro Coutinho de 26 anos foi o idealizador do projeto. A ideia é compartilhar um conteúdo fácil e prático sobre culinária. Com vídeos simples e de apenas 15 segundos, João ensina receitas autorais ou adapta pratos tradicionais. Assim, o público aprende a cozinhar sem dificuldades.

O sucesso do perfil é imenso. O Receitas em 15 segundos está entre os dez maiores perfis do Instagram no segmento de culinária no Brasil, de acordo com o jornal Meio e Mensagem, veículo especializado no mercado de comunicação brasileiro. São mais de 710 mil seguidores. Na lista aparecem chefs renomados da gastronomia no país, como Henrique Fogaça e Paola Carosella, do programa MasterChef.

Incentivo dos amigos

Foram os amigos de João Pedro que o incentivaram a compartilhar suas receitas em um blog. Mas ele decidiu inovar e viu nos vídeos uma forma de ter uma vantagem competitiva.

+Leia também:
– Mercado de marmitas cresce e se diversifica no país
– Empreendedor abre espaço de coworking para cozinheiras

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

“No meu entendimento, eu teria que oferecer alguma coisa diferente para que pudesse chamar atenção do público. Alguns anos atrás, o Instagram liberou a possibilidade de postar vídeos de até 15 segundos, e o mais legal era que obrigatoriamente esses pequenos filmes tinham que ser produzidos e postados imediatamente, de forma espontânea. Me desafiei a ensinar receitas simples. Vi aí uma possibilidade de ter um diferencial no canal! Assim surgiu o Receitas em 15 segundos”, explicou João Pedro ao Sebrae.

Com o sucesso do perfil, marcas começaram a fazer contato com o cozinheiro para serem divulgadas por ele. João Pedro conseguiu fazer o Receita em 15 segundos uma ferramenta de fazer negócios.

“Com o crescimento da conta e o aumento da visibilidade, naturalmente apareceram marcas interessantes em parcerias e, posteriormente, surgiu a possibilidades de monetizar o canal.  Aos poucos estamos alcançando novas oportunidades, como publicação de livros e a possibilidade de ofertar cursos de culinária”, enfatizou o cozinheiro.

Claro que João Pedro não para por aí. Agora ele planeja expandir seus negócios. Inclusive fora das redes sociais.

+Leia também:
– Marketing nas redes sociais: veja 4 dicas de planejamento
– 3 dicas para engajar seus clientes nas redes sociais
– Redes sociais: os efeitos negativos dos seguidores falsos

“Vamos lançar cursos online mais aprofundados, com temáticas sugeridas pelos seguidores e existe ainda a ideia de abrirmos uma loja com produtos. Futuramente penso em abrir um restaurante para poder reunir todo mundo”, contou.

Gostou desse conteúdo? Escreva para gente contando sua história no empreendedorismo. Quem sabe não divulgamos aqui?