Gestão: as vantagens e desvantagens de uma parceria

Se sua empresa se encontra num momento de dificuldades, uma parceria comercial com outro empreendimento pode ser uma boa saída

Empresários fechando uma parceria com um aperto de mãos.

Sua empresa pode expandir os negócios com uma parceria certa. (Créditos: rawpixel/123RF)

Uma parceria comercial pode ser a ajuda que você precisava para expandir seus negócios, ou até mesmo a solução para suas necessidades comerciais atuais. No entanto, antes de dar um passo tão importante, é preciso fazer uma análise de prós e contras na gestão desse tipo de ação.

Foto da presidente da Clarion Enterprises, Bruna Martinuzzi.

Foto da presidente da Clarion Enterprises, Bruna Martinuzzi. (Crédito: Business Insider)

Bruna Martinuzzi, presidente e fundadora da Clarion Enterprises, listou 7 vantagens e 5 desvantagens que fornecem informações úteis para você tomar essa decisão de forma consciente.

Antes de mais nada, comece analisando as vantagens que se enquadram em suas necessidades. Depois, preste bastante atenção nas eventuais desvantagens. Sempre pese os prós e contras antes de tomar qualquer decisão empresarial.27

Vantagens

1. Trazer conhecimento e experiência – Um bom parceiro pode trazer conhecimento e experiência que faltam em você ou habilidades complementares, além de trazer também importantes informações para várias partes de seu negócio. Por exemplo, você pode ser ótimo em ter novas idéias, mas péssimo em vendê-las. Seu parceiro pode intervir e preencher essa lacuna e ajudar sua empresa crescer.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

2. Mais dinheiro – Seu parceiro pode investir na empresa ou ter conexões estratégicas que podem atrair grandes investidores para aumentar o capital do seu negócio.

3. Economia de custos – Ter um parceiro de negócios permite que você compartilhe as despesas necessárias da empresa.

4. Mais oportunidades de negócios – Outra vantagem de uma parceria é poder compartilhar o trabalho. Com mais tempo, você poderá investir em seus talentos e explorar mais oportunidades de negócios.

5. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal – Ao compartilhar seu trabalho com alguém de confiança, você alivia a carga horária de trabalho e permite que tenha mais tempo livre. Sua vida pessoal sofrerá um impacto positivo.

6. Suporte moral – Executar um negócio por conta própria pode ser solitário. Ter alguém para dividir as angústias de possíveis contratempos, pressões de trabalho e frustrações do dia a dia pode ser valioso. Em outras ocasiões, poder celebrar um objetivo alcançado ou apenas refrescar as ideias de tempos em tempos.

7. Novas perspectivas – Um parceiro pode ter uma nova perspectiva sobre o negócio, sobre o mercado ou detectar algo que tenhamos perdido. É comum ficar com o “olhar viciado” e não conseguir enxergar novas possibilidades. Uma outra pessoa pode trazer mais inspirações.

Leia também:
– Mundo dos negócios: saiba como superar os principais obstáculos
– 5 perguntas que você precisa fazer antes de abrir uma empresa

Desvantagens

1. Responsabilidades – Uma parceria também significa partilhar das perdas do negócio. Ou seja, você será responsável por quaisquer dívidas da sociedade, mesmo aquelas feitas por seu parceiro. Esse é um dos principais pontos que você deve analisar antes de fechar uma parceria.

2. Perda de Autonomia – Decisões importantes serão feitas em conjunto com seu parceiro. Isso significa que nem sempre as coisas serão do seu jeito e também não estarão no seu total controle. Está preparado para abrir mão dessa independência?

3. Questões emocionais – Podem surgir problemas de relacionamentos, como discussões por diferenças de opinião. Uma forma de prevenir isso é procurar um parceiro que tenha visão e valores parecidos com os seus.

4. Complicações de vendas futuras – No futuro, você ou seu parceiro podem desejar vender a empresa. O problema pode surgir se a outra parte não tiver interesse na venda. Uma forma de prevenir essa questão é incluir uma cláusula no contrato um “direito de preferência”. Isso garante que você mantenha o direito de aceitar a oferta e evita que um estranho se junte à sociedade.

5. Falta de estabilidade – Você é capaz de lidar com a imprevisibilidade? Mesmo com um contrato sólido, uma instabilidade de seu parceiro pode trazer danos ao seu negócio.