6 fatores do seu trabalho que podem prejudicar sua saúde

Seu trabalho está atrapalhando sua vida social ou prejudicando a sua saúde? Conheça alguns hábitos nada saudáveis que você deve repensar na sua vida profissional

Saúde ruim

(Crédigo: twinsterphoto/123RF)

Os empregos geralmente proporcionam segurança, estimulam um senso de propósito e alimentam a fome profissional dos trabalhadores. Se você estiver na posição certa em sua indústria preferida, provavelmente colherá esses benefícios. Mas isso nem sempre é a história real. A forma que você trabalha prejudica sua saúde?

O trabalho errado pode ser tóxico, mas até mesmo a carreira de seus sonhos pode causar sérios problemas. Você pode gostar do que faz, porém precisa ter cuidado com os riscos e impactos na sua saúde, tanto mental quanto física.

O site Business News Daily listou seis fatores que podem prejudicar a sua saúde.

1. Workaholic

Você é viciado em trabalho? Com uma mente sempre ligada, muitos trabalhadores lutam para equilibrar sua vida profissional com sua vida pessoal. O que causa uma tensão desnecessária não apenas em para si, mas também em seus relacionamentos.

É ótimo que você ame seu trabalho. Aproveitar bem as horas que você dedica a sua profissão é importante. Mas você precisa estar ciente de como isso está afetando outras áreas da sua vida. Está prejudicando seu casamento? Você está dormindo o suficiente? Você se sente compelido, em vez de inspirado, a ir além? Sua saúde está comprometida? Entenda como alcançar um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional e siga esse plano.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

2. Falta de horário fixo

Você trabalha nos mesmos turnos todos os dias? Esse trabalho por turnos não é saudável se acontecer com muita frequência. Eles interrompem o relógio biológico, levando a problemas como insônia, tontura e privação de sono.

Quando uma pessoa trabalha em um turno diferente a cada mês ou semana, eles são incapazes de seguir uma rotina ou regime de exercícios, o que piora a sua saúde e bem-estar. Se você não pode mudar os horários do seu trabalho, pelo menos tente incorporar algum tipo de estrutura que lhe permita fazer exercícios e dormir o suficiente.

+Leia também:
– 8 coisas que deixam seu ambiente de trabalho tóxico
– 5 alimentos que ajudam a diminuir o stress do dia a dia
– Como a técnica mindfulness pode melhorar o foco da sua equipe

3. Sem pausas

A tensão no pescoço, as articulações rígidas e as dores de cabeça são apenas alguns dos muitos efeitos colaterais físicos de uma vida profissional sem pausas. Para combater isso, faça um intervalo a cada hora, mesmo que seja apenas para pegar um copo de água.

Além disso, faça pelo menos um grande intervalo por dia, além de permitir pausas menores ao longo do dia. Isso estimula a atividade física enquanto ajuda a mente a recarregar antes de retornar ao trabalho.

4. Hábitos alimentares ruins

Horários de trabalho estranhos, agendas lotadas e muitos projetos podem interferir nos padrões de alimentação. É fácil criar hábitos não saudáveis, como lanches nada nutritivos e pular refeições.

O estresse no trabalho pode levar ao estresse alimentar, o que pode ser indicativo de comer em excesso e geralmente alimentos pobres em nutrientes. Evite os salgadinhos ou os chamados fast food para ajudar a lidar com o estresse. Comer durante esses momentos pode prejudicar a saciedade.

Programe um alarme como lembrete para comer. Saia da mesa de trabalho e faça refeições nutritivas. Além disso, agende uma pausa para o almoço normal.

5. Longo trajeto até o trabalho

Quem trabalha nas grandes cidades precisa enfrentar o trânsito caótico todos os dias. Ou sofrer dentro de transportes públicos lotados. Às vezes, é preciso sair muito cedo de casa o que desmotiva o trabalhador.

A falta de sono pode causar vários outros problemas, como baixa imunidade, dificuldade de concentração e aumento da irritação. Sem mencionar que, no final de um dia estressante, tudo o que você quer é ir para casa. Mas é a hora de fazer todo o cansativo trajeto de volta.

6. Ambiente tóxico

Uma cultura positiva da empresa é crucial para a satisfação dos funcionários, mas nem sempre é garantida. Se você trabalha todos os dias com uma equipe de funcionários agressivos e um chefe difícil, provavelmente você não se sentirá confortável ou motivado.

O local de trabalho pode prejudicar a saúde de uma pessoa, já que a média é passar mais de oito horas lá todos os dias.

Além disso, você pode se sentir desencorajado, ansioso e até mesmo deprimido, preso em uma empresa que não se sente à vontade para trabalhar. Se este for o caso, é melhor falar ou procurar em outro lugar. Nenhum trabalho vale a sua saúde.

Esse artigo foi útil? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba toda semana mais conteúdo sobre empreendedorismo.