6 coisas que você nunca deve dizer em uma reunião

Alguns comentários desnecessários podem colocar tudo a perder em uma reunião. Mesmo que você não esteja no seu melhor dia, evite usá-los

Fala polêmica em reunião

(Crédito: rido/123RF)

Mesmo que você não goste, não tem como fugir das reuniões. Elas são importantes para fazer negócios e encontrar soluções para os problemas. Mas, infelizmente, um comentário mal colocado pode acabar com o clima. O site Inc. listou 6 frases que você não deve dizer em uma reunião.

1. “Você está errado…”

Começando pelo óbvio. Dizer que as pessoas estão erradas é uma atitude completamente desnecessária. Talvez os fatos estejam errados. Mas, geralmente, as reuniões são sobre compartilhar opiniões e desenvolver uma estratégia. Invente uma ideia melhor, mas nunca fale que alguém está errado.

+Leia também: Como melhorar a comunicação com os funcionários

2. “Vamos alinhar isso…”

Reuniões são destinadas para discutir soluções. Se alguém menciona um tópico, evite usar a expressão “vamos alinhar isso”. Vocês estão em uma reunião exatamente para alinhar situações. É melhor explicar que conversar sobre o assunto em outro momento será mais produtivo. Exceto se todos acharem que é um ponto importante para aquela reunião.

3. “Eu entendo o que você está dizendo, mas…”

Discussões saudáveis ​​são quase sempre sobre concessões. Se você quiser chegar a resoluções, concorde com pelo menos parte do que alguém está dizendo. Talvez signifique pedir à pessoa que explique um pouco mais. Discordar totalmente de tudo o que a pessoa disser, isso levará a uma discussão.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

+Leia também: Saiba como a comunicação interna pode motivar a sua equipe

4. “Todos aqui não concordam com você…”

A pressão dos colegas funciona bem no ensino médio. Nos negócios, é um pouco imaturo pensar que alguém está errado apenas porque todo mundo discorda. É melhor chegar a um bom raciocínio e encontrar algum ponto em comum.

5. “Você é tolo…”

Você pode estar com um humor péssimo, mas xingamentos e reclamações sobre o estado de espírito ou intelecto de alguém não levam a nenhum consenso. Isso coloca as pessoas na defensiva. Não há razões para diminuir alguém. Se você não concordar com uma ideia, concentre-se nos detalhes. Evite fazer afirmações gerais sobre a outra pessoa.

+Leia também: Como liderar pessoas: saiba o que não fazer no seu negócio

6. “O chefe não gosta da ideia…”

Essa é uma versão tão antiga e antiquada do chefe como alguém que está sempre certo. Em uma empresa moderno, todas as ideias devem ter o mesmo peso. Mencionar o chefe apenas faz parecer que você não tem um bom argumento.

Esse artigo foi útil? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba mais dicas para os seus negócios.