Close Menu
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Como Negociar Taxas de Juros e Pagar Menos em Empréstimos

03/06/2025

Redes sociais para moda: aumente suas vendas

03/06/2025

Pacotes Exclusivos da Empresa de Turismo no Brasil

02/06/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
terça-feira, junho 3
EM DESTAQUE
  • Como Negociar Taxas de Juros e Pagar Menos em Empréstimos
  • Redes sociais para moda: aumente suas vendas
  • Pacotes Exclusivos da Empresa de Turismo no Brasil
  • Técnicas de Fechamento de Vendas Para Converter Mais Clientes
  • Atendimento ao cliente moda: fidelize seus compradores
  • Comprar Imóvel na Planta Vantagens e Desvantagens Que Você Precisa Saber
  • Descrição de produtos moda que atraem clientes
  • Como Evitar Golpes na Internet Proteja Seus Dados e Dinheiro
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
NegociariasNegociarias
Home»O Brasil está preparado para ter uma infraestrutura de veículos elétricos?

O Brasil está preparado para ter uma infraestrutura de veículos elétricos?

27/02/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Recentemente, tive uma conversa intrigante sobre a crescente importância das redes de recarga de veículos elétricos e o papel das montadoras neste cenário. No Brasil, por exemplo, os usuários de carros enfrentam desafios significativos, como filas e carregadores frequentemente fora de operação. Essa situação não é exclusiva do Brasil – é uma realidade em várias partes do mundo. 

Ao mesmo tempo, muitos culpam a fabricante BYD, que atualmente é a marca que mais vende carros elétricos no país pela falta de investimento na estrutura de recarga. Historicamente, as montadoras de carros a combustão não investiram em postos de gasolina, levantando, assim, a seguinte questão: as montadoras de veículos elétricos devem adotar uma abordagem diferente?

Quando olhamos para a experiência nos Estados Unidos, a situação não é muito diferente. Usuários de veículos elétricos “não-Tesla” frequentemente se deparam com problemas na rede da Electrify America – empresa líder em carregamento rápido de veículos elétricos (EV) “não-Tesla” – como filas e equipamentos defeituosos. Isso levou a uma mudança radical do mercado ao qual várias montadoras decidiram adaptar seus veículos para usar a rede de recarga da Tesla, reconhecendo a eficiência e a confiabilidade superior dessa rede.

Isso porque, a Tesla, ao perceber que a adoção de veículos elétricos depende fortemente de uma boa experiência – e vendo a falta de infraestrutura existente –, começou a investir em sua rede “Superchargers”, voltada ao carregamento dos veículos elétricos e visando dar a seus clientes maior segurança em adquirir os carros da marca. Diferente de outras montadoras, a Tesla, por produzir exclusivamente veículos elétricos, dependia integralmente da rede de recarga. 

Agora, para uma montadora tradicional, se a rede de recarga é inadequada, o cliente pode simplesmente optar por um veículo a gasolina. Assim, a Tesla teve um incentivo único para investir em uma rede de recarga eficiente e, por isso, não vimos tal fenômeno se repetir com outras indústrias.

No Brasil, a situação das montadoras BYD e GWM é similar à da Tesla nos seus primórdios. Essas empresas dependem da adoção de veículos elétricos pelos consumidores, ao contrário de outras montadoras que têm uma diversidade maior em seus portfólios. Atualmente, parece que elas estão confiando na infraestrutura existente de recarga, mas em breve podem perceber que isso não será suficiente para acompanhar seus objetivos de crescimento.

A questão central é: as montadoras devem investir em redes de recarga? A experiência da Tesla sugere que sim, especialmente para empresas cujo foco é exclusivamente em veículos elétricos. Para essas empresas, o investimento em redes de recarga não é apenas uma melhoria no serviço ao cliente, mas também uma estratégia essencial para garantir sua viabilidade e sucesso no mercado.

 

* Rafael Levy é Co-fundador da 100 Open Startups e Diretor do Centro de Open Innovation Brasil
 

 

Brasil
Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Como Negociar Taxas de Juros e Pagar Menos em Empréstimos

03/06/2025

Redes sociais para moda: aumente suas vendas

03/06/2025

Pacotes Exclusivos da Empresa de Turismo no Brasil

02/06/2025
EM DESTAQUE

Em passagem pelo Rio Grande do Norte, Thaynara OG visita o Cajueiro de Pirangi e se encanta com a natureza da região; confira fotos exclusivas

23/02/20240

Alunos da Etec de Ilha Solteira criam jogo para alfabetização infantil

12/01/20240

Dados de vendas de imóveis nos Estados Unidos mostram um mercado equilibrado

30/04/20240

Certificações de qualidade: quais empresas estão aptas a receber o selo?

03/05/20240

InfoMoney fecha acordo com The New York Times, Harvard Business Review e Fortune

16/04/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Como Negociar Taxas de Juros e Pagar Menos em Empréstimos

03/06/2025

Redes sociais para moda: aumente suas vendas

03/06/2025

Pacotes Exclusivos da Empresa de Turismo no Brasil

02/06/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Negociarias

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.