MPEs elegem Natal como melhor época do ano para aumentar faturamento

De acordo com o Serasa Experian, 63% dos microempreendedores apostam no período natalino para aumentar as vendas

(Crédito: 123RF)

O período que antecede o Natal é o melhor momento do ano para aumentar o faturamento, segundo a maioria dos empreendedores brasileiros. Levantamento realizado pelo Serasa Empreendedor mostra que 63% dos microempreendedores preferem concentrar esforços nesta época para impulsionar as vendas.

A sondagem, publicada pelo Serasa Experian, foi realizada em julho de 2018 e levou em conta outras datas comemorativas que também movimentam a economia. A Black Friday, que entrou recentemente no calendário brasileiro, aparece em segundo lugar com 25%, enquanto o Dia das Crianças, com 12%, fica em terceiro. No estudo foram consultados 385 MEIs e MEs de diferentes segmentos.

+Leia também:
– Confira dicas quentes do Google para a Black Friday
– 6 dicas para conquistar o cliente e vender mais

Planejamento para aumento da demanda

Para Barbara Passuello, gerente do Serasa Empreendedor, o microempreendedor deve aproveitar as datas sazonais para planejar ações que destaquem seu negócio em relação à concorrência.

“O Natal é considerado o período mais forte para incrementar o faturamento das empresas, aproveitando a tradição de fim de ano e a injeção do décimo terceiro salário na economia. O resultado da pesquisa reforça que os empreendedores estão conectados com esta realidade e se planejando de forma antecipada para não deixar escapar as oportunidades”, disse Passuello ao site do Serasa Experian.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

MPEs recorrem a empréstimos para o Natal

O planejamento das empresas para o Natal, segundo o levantamento, inclui pedidos de empréstimos (solução adotada por 29% dos entrevistados) e ações de divulgação.

Entre os segmentos consultados, o Comércio, com 67%, é o que mais aposta no Natal para turbinar o faturamento. Em seguido aparecem Indústria (65%) e Serviços (62%).

Gostou deste artigo sobre o Dia da Micro e Pequena Empresa? Então inscreva-se em nossa newsletter e receba semanalmente as principais notícias do Negociarias.