4 maneiras de se motivar para conquistar metas de longo prazo

Manter a motivação em momentos difíceis nem sempre é tarefa fácil. Veja as dicas para não desistir das metas

Alvo com seta cravada no centro

(Crédito: hxdbzxy/123RF)

Quando uma grande ideia surge ou um produto é lançado, suas energias são renovadas. Mas como faz para manter a motivação nos períodos em que os resultados desejados não foram alcançados? Executar metas de longo prazo pode ser um trabalho cansativo e você precisa estar firme para não desistir no meio do caminho.

Quando se é empregado, geralmente você recebe um arquivo ou instruções por alguém. Mas quando você está sozinho, cabe a você decidir como proceder. E pode parecer difícil permanecer motivado quando você dirige seu próprio negócio.
+Leia também: Conheça os motivos para os funcionários pedirem demissão

Ser o responsável é também saber se motivar depois de um momento ruim ou quando as coisas estão estagnadas. A Inc. separou quatro maneiras que podem ajudar você nessas situações.

1. Anote os planos para o trabalho inacabado

Quando um trabalho não foi terminado, anote o que você ainda precisa fazer e como proceder. Fazer planos específicos para objetivos não cumpridos ajuda não só em completá-los, mas também permite salvar seus recursos cognitivos para outras atividades. Em outras palavras, fazer planos específicos evita que você se preocupe incessantemente com seu trabalho inacabado. Se você está perto do final do dia e ainda tem muito a realizar, anote. Você se encontrará mais relaxado e preparado quando retornar.

2. Coloque uma atividade divertida no seu dia

Passar o tempo em uma atividade divertida alivia o estresse, quebra a monotonia do trabalho e pode levar ao seu próximo passo. É também por isso que empresas inovadoras, como o Google e Dropbox, incorporam arquitetura divertida e projetos em seus escritórios.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Encontre uma atividade que seja uma maneira terapêutica de esticar seus músculos mentais e proporcionar um ambiente cheio de criatividade. Pode ser desenhar, pintar ou montar um quebra-cabeça.

3. Alternar entre o quadro geral e os detalhes

Evite ficar preso a alguns detalhes que você não encontra solução no momento. Passe para questões maiores e depois volte para o que ainda não foi resolvido. Você vai se manter mais motivado ao conseguir resolver outros problemas.

4. Transforme as situações negativas em situações positivas

Existem algumas desvantagens que você enfrenta como uma pequena empresa. Um dos maiores problemas é ter que fazer tudo por conta própria. Quando você começa, você se torna responsável pelo marketing, finanças, operações e tecnologia.

+Leia também:
– Críticas negativas podem virar oportunidades positivas

Ao contrário de uma grande empresa, você não tem o financiamento ou experiência disponível para resolver problemas rapidamente ou contratar especialistas para ajudar. Como resultado, é fácil perder motivação devido ao estresse.

Ao encontrar problemas que estão fora da zona de conforto, reformule a situação para que ela se torne mais fácil de gerenciar. Por exemplo, em vez de encontrar uma questão de tecnologia e dizer “Não tenho ideia do que fazer”, diga a si mesmo: “qual é o primeiro passo que eu preciso tomar?”

Se você praticar a busca de contratempos como oportunidades para crescer e aprender, torna-se mais fácil superar barreiras e ganhar experiência no processo. Quando você se sentir desmotivado em seu negócio, pratique esses hábitos positivos. Isso vai te ajudar a seguir em frente.

Gostaria de ler sobre algum assunto no Negociarias? Escreva sua sugestão para a gente.