Close Menu
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Como Lidar Com Objeções em Vendas e Transformar Não em Sim

04/06/2025

WhatsApp Business moda: venda mais e se conecte

04/06/2025

Novas demandas e desafios para os mecânicos modernos

04/06/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
quarta-feira, junho 4
EM DESTAQUE
  • Como Lidar Com Objeções em Vendas e Transformar Não em Sim
  • WhatsApp Business moda: venda mais e se conecte
  • Novas demandas e desafios para os mecânicos modernos
  • Escolhendo tomadas seguras e funcionais
  • O que considerar antes de instalar um ar tipo split
  • Detox capilar: o que é e como fazer em casa
  • Entenda o papel do SEO na construção de autoridade
  • Comprar Carro Zero Km Vale a Pena Analise Antes de Decidir
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
NegociariasNegociarias
Home»FINANÇAS»Mercado financeiro enfrenta desafios na equidade de gênero, dizem economistas
FINANÇAS

Mercado financeiro enfrenta desafios na equidade de gênero, dizem economistas

05/06/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

No segundo episódio do videocast “É com ELAS”, que recebe mulheres em destaque em suas profissões para discutir temas voltados ao universo feminino, o foco foi o mercado financeiro. Uma pesquisa de fevereiro deste ano, feita pela FESA Group, mostrou que 33,86% dos cargos de liderança nas empresas de finanças são ocupados por mulheres. As economistas Ana Carla Abrão e Morena Carvalho estão nesta estatística. Ambas  reconhecem que há muito a avançar, mas avaliam que o caminho está mais propício. “Sou engajada no tema de equidade de gênero e acho que temos que fazer parte do debate e tentar contribuir”, declara Ana Carla ao apresentar um resumo de sua carreira. No mercado financeiro desde o início da vida profissional, ela conta que, durante anos, se reuniu às escondidas com pequenos grupos de mulheres.

Ana Carla é uma entusiasta do IDIVERSA, um índice criado pela B3 que abrange empresas que fomentam a equidade de gênero e étnico racial. “Acho que, no momento em que a B3 se posiciona e diz: ‘Vamos medir quão diversas essas empresas são e publicar isso junto com seu desempenho’, é significativo. Existem estudos que mostram que mais diversidade significa mais crescimento e mais retorno financeiro. Então, à medida que a B3 se propõe a lançar um índice que observa essas empresas que valorizam a diversidade e mostra como elas estão performando do ponto de vista financeiro, você está evidenciando e fomentando essa diversidade”, declara Ana Carla, ciente de que ainda é cedo para mensurar o impacto desde a criação do índice.

Já Morena, que tem 15 anos de mercado financeiro, entrou no banco por meio de um processo seletivo e conta que, no começo, sentia diferença não só por ser mulher, mas também por sua origem – ela é de Nova Iguaçu, cidade da Baixada Fluminense. Após alguns anos no banco, Morena se descobriu lésbica e passou a liderar iniciativas para mudar a cultura da empresa. “Fomos nós, colaboradores, que nos juntamos para propor uma estratégia de diversidade e inclusão no BTG com grupos de afinidade, incluindo BTG Women, BTG Pride, BTG PCD e BTG Blacks. Montamos essa estrutura, fizemos benchmarking de como o mercado estava atuando, colocamos dois líderes em cada frente e apresentamos, em janeiro de 2020, para Roberto Sallouti, o CEO. Ele deu aval para que tocássemos o projeto”, relembra Morena.

As duas economistas enumeraram as dificuldades que impedem que mais mulheres se tornem investidoras. Entre elas, a renda inferior à dos homens e a falta de informação. “As mulheres são mais avessas ao risco em suas opções. Não é que elas sejam assim por natureza. Quando olhamos do ponto de vista cultural, percebemos que elas tiveram menos treinamento para os instrumentos de investimento e, portanto, migram para aquilo que é mais seguro. Se as mulheres tivessem as mesmas oportunidades de investimento, acesso a seguros e a instrumentos e produtos financeiros que os homens, ou se tivessem o mesmo nível de consumo, todos ganhariam, inclusive as instituições financeiras. Elas  estariam mais protegidas e com seus recursos rentabilizados”, exemplifica Ana Carla Abrão.

“É com ELAS” é um videocast feito por mulheres, sobre mulheres, para todas as pessoas. Apresentado pela jornalista, documentarista e escritora Maíra Donnici, ex-Globo e GloboNews, o projeto prioriza mulheres na equipe, desde a maquiagem e identidade visual até a trilha sonora e o figurino, representado pelas estilistas Isabela Capeto e Tati Magalhães.

Gravado em São Paulo, o videocast terá seis episódios, publicados a cada quinze dias. O primeiro, que estreou no último dia 7, teve a mega empreendedora Camila Farani como convidada. O episódio sobre mercado financeiro vai ao ar no dia 21 de maio.

Entre as próximas convidadas estão Elisama Santos, psicanalista, escritora e palestrante; Rafaela Rezende, presidente da VTex Brasil; Maitê Schneider e mais.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
André Luiz de Lara
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Como o Portugal Golden Visa pode te ajudar a morar em Portugal

10/02/2025

Com 5 anos de história, Inspirali se consolida como um dos principais ecossistemas de educação médica do Brasil

09/09/2024

De frango frito até hamburgueria: franquias para quem quer empreender com alimentação

09/09/2024
EM DESTAQUE

Pró-Vítima é selecionado para participar do G20 e propor soluções para o combate à pobreza e à violência contra a mulher

28/03/20240

Milon quer ampliar presença em pontos estratégicos do Nordeste

23/08/20240

Licença Ambiental por Adesão e Compromisso vai agilizar obras de baixo impacto

23/10/20230

"Verão fora de hora” aumenta procura por ar-condicionado no Brasil

20/09/20240

Altas temperaturas e tempo seco aquece o comércio

22/08/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Como Lidar Com Objeções em Vendas e Transformar Não em Sim

04/06/2025

WhatsApp Business moda: venda mais e se conecte

04/06/2025

Novas demandas e desafios para os mecânicos modernos

04/06/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Negociarias

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.