Pequenos negócios: mercadinhos de bairro estão em alta

Por conta da praticidade, da agilidade e da proximidade, os minimercados vêm ganhando espaço nas cidades brasileiras

Renato Almeida Santos é dono de um mercadinho ao lado da esposa em São Paulo

Renato Almeida Santos é dono de um mercadinho ao lado da esposa em São Paulo (Foto: Agência Sebrae-SP)

Por conta da praticidade, da agilidade e da proximidade, os minimercados vêm ganhando espaço nas cidades brasileiras. Mesmo diante da concorrência das grandes redes. Nesse tipo de estabelecimento, o proprietário costuma chamar os clientes pelo nome, avisa quando algum produto chega e pode até vender fiado. De acordo com a Agência Sebrae, somente no Estado de São Paulo, o número de minimercados – também conhecidos como mercadinhos de bairro – passou de 13,9 mil em 2014 para 22,6 mil em agosto de 2018. Um aumento de 62% em apenas quatro anos. Na Capital, atualmente, são 5,2 mil minimercados.

“Um pequeno mercado tem mais agilidade e capacidade de adaptação que as grandes redes, pois tem maior poder de decisão sobre seus rumos”, afirmou José Eduardo Carrilho, consultor do Sebrae-SP . Para ele, por estar mais próximo das necessidades do cliente, o mercadinho é capaz de inovar e buscar soluções “personalizadas”. “As grandes redes são impessoais, tratam seus clientes em bloco, sem distinção. O pequeno mercado pode e deve fazer diferente”, disse.

Mercadinhos de bairro são mais enxutos

Entre essas soluções, estão a aposta em um mix de produtos mais enxuto e voltado para o perfil do público da região, assim como em investimento em tecnologia para que o cliente posso experimentar uma boa finalização da compra.

“É fundamental que o cliente saia da loja com a sensação de que a visita foi agradável e sinta prazer em voltar. A agilidade, rapidez e eficiência são inerentes ao pequeno”, ressaltou Carrilho.

Envolvimento do proprietário

Segundo o artigo da Agência Sebrae, para quem está pensando em investir no setor, uma regra é fundamental: o sucesso de um mercadinho passa pela participação direta do proprietário no dia a dia. Isso porque um dos principais atrativos para os consumidores é a proximidade e o bom atendimento.

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O empreendedor Renato Almeida Santos abriu há pouco mais de dois meses um mercadinho em uma rua bastante movimentada do bairro de Sumarezinho, em São Paulo. Junto com a esposa, eles já eram proprietários de outro mercadinho no bairro do Limão. Mesmo próximo a dois supermercados, o novo estabelecimento está faturando até acima do previsto.

“Estamos em um crescente. A nossa vantagem é que temos um contato mais direto com o cliente e as filas são menores que nos grandes supermercados. A nossa prioridade é o atendimento”, afirmou o empreendedor.

Ponto próximo a residências

O local onde funciona o mercadinho anteriormente era um hortifrúti, e está em um local próximo a muitos prédios residenciais e por onde muitas pessoas passam a pé diariamente.

“Trouxemos alguns diferenciais, como vinhos e produtos importados. Uma coisa vai chamando a outra. Não deixamos a desejar em termos de produtos. Nosso preço é um pouquinho maior (do que nos grandes mercados), mas a qualidade é melhor, as frutas e verduras são selecionadas”, observou Santos.

Essa não é a primeira experiência dele à frente de um negócio. Antes, abriu uma loja de chinelos, que acabou fechando. Como os sogros já atuavam na área, Santos e a esposa também decidiram investir – uma decisão que vem se mostrando acertada, segundo ele.

“As mercadorias circulam mais, temos mais giro. Vejo que temos um potencial grande de crescimento e o faturamento tem mostrado isso”, disse o empreendedor.

Dicas do Sebrae para você ter um mercadinho

  1. O atendimento simpático e atento é um grande atrativo. Capacitar a equipe é investimento, não gasto;
  2. Buscar parceiros comerciais próximos e comprar coletivamente é uma saída para diminuir os custos;
  3. Um pequeno varejo não tem as amarras das grandes redes, por isso pode inovar em várias frentes, desde a comunicação visual até na composição do mix de produtos;
  4. A seção de frutas, legumes e verduras deve ter atenção especial, já que é um dos principais fatores para fidelizar os clientes.

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