MDIC terá escritórios regionais para fomentar o empreendedorismo

Objetivo do ministério é aproximar as políticas públicas para melhorar competitividade, produtividade, inovação e volume de negócios das empresas por todo país

Sede do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

(Crédito: divulgação)

Na última terça 4, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) anunciou que vai abrir escritórios em todas as regiões do país. O objetivo da ação vai permitir um modelo inédito de incentivo ao empreendedorismo local e descentralizar a pasta. Com isso, aproximar as políticas públicas, elaboradas e executadas pelo governo, das empresas.

O ministro Marcos Jorge e o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) Robson Andrade assinaram o Acordo de Cooperação Técnica para viabilizar a abertura dos escritórios. De acordo com a Época Negócios, os espaços serão montados em salas cedidas pela entidade. A ideia é abrir pelo menos um escritório por região. Serão nas capitais, onde existirão programas federais voltados às empresas, como o Brasil Mais Produtivo e o Portal do Empreendedor e programas de fomento a startups. O projeto também vai permitir um diagnóstico mais preciso das necessidades locais.

De acordo com o ministério, a atuação descentralizada é uma recomendação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para reduzir as desigualdades regionais. “Esperamos como resultado a melhoria da competitividade, da produtividade, da inovação e do volume de negócios”, afirmou o ministro.

Para o presidente da CNI, a ação vai melhorar os processos para os empreendedores: “os escritórios vão aproximar o ministério das diferentes realidades regionais da indústria, tornando o atendimento às empresas mais rápido e eficaz”.

+Leia também:
– Setor de franquias cresce 8,4% no segundo trimestre de 2018

– Brasil pode ter recorde de empregos entre MPEs em 2018

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

O primeiro passo

A Portaria que autoriza a abertura de escritórios regionais foi publicada no Diário Oficial da União, no final do mês de agosto. A assinatura firma uma parceria estratégica que possibilita a abertura dos primeiros escritórios regionais. O MDIC já poderá iniciar sua nova forma de atuação.

O projeto começa com uma fase piloto. A abertura dos escritórios será feita em um número limitado de estados. Será uma fase de testar procedimentos, instrumentos e metodologias dessa ação. A escolha dos estados será feita em parceria entre o MDIC e a CNI. Mas a ideia é contemplar as cinco regiões do Brasil.

Esse artigo foi útil? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba semanalmente mais informações sobre empreendedorismo.