3 maneiras de estimular as mulheres na tecnologia

Incentivar uma maior representação feminina no mercado de tecnologia não deve ser pensado como uma questão de gênero, mas uma questão comercial

Mulher que trabalha com STEM.

(Crédito: agnormark/123RF)

Muitas crianças quando ganham um brinquedo, gostam de desmontar, remontar e descobrir como funciona. Ao crescer, geralmente, não são incentivadas a explorar o universo tecnológico. Apesar do número de mulheres que optam por carreiras STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), há uma luta existente para que eles avancem na tecnologia.

Muitas estudantes do sexo feminino não são motivadas para iniciar uma carreira na indústria, simplesmente porque não acreditam que tenham a chance de progredir. Trazer mais mulheres com carreiras em STEM para o mercado de trabalho vai contribuir para a competitividade e promoverá maiores inovações.
+Leia também: Estudos e negócios: 4 dicas para jovens empreendedores e USP é a universidade que mais fomenta o empreendedorismo

As mulheres devem se sentir tão confiante quanto os homens na sua decisão de prosseguir carreiras STEM. O site Business News Daily mostrou três maneiras de melhorar o avanço das mulheres em na tecnologia.

1. Comece nas escolas

É preciso começar ainda na escola. Compartilhe histórias, ofereça conferências, eventos e apresentações para que especialistas possam se conectar com estudantes do sexo feminino. Não espere até que eles já estejam na faculdade com uma especialidade diferente. Incentive cedo as meninas a se interessarem por tecnologia. Elas precisam ter um maior leque de opções. Além de conhecerem mulheres que são líderes em carreiras STEM.
+Leia também: Livro: pais podem instigar o empreendedorismo na criança

2.  Crie programas de treinamento e orientação de liderança

É importante que as mulheres sintam que são tão capazes quanto os homens, especialmente nas posições de liderança. Todo mundo precisa de um mentor, e isso é especialmente verdadeiro para mulheres em uma indústria predominantemente masculina. Ter alguém para procurar conselhos ou inspiração pode fazer a diferença em toda a carreira.
+Leia também: Como liderar pessoas: saiba o que não fazer no seu negócio

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

A falta de mulheres na área pode dificultar as relações profissionais que ajuda a promover suas carreiras. Esses programas devem conter:

  • Fornecer dicas para estudantes e jovens mulheres iniciando suas carreiras em STEM
  • Oferecer formas de fortalecer habilidades estratégicas, de liderança, de comunicação e técnicas
  • Capacitar empregadas através de programas de patrocínio
  • Conectar jovens mulheres com líderes femininas seniores

3.  Ofereça oportunidades

Muitas mulheres em STEM acham que uma licença maternidade diminui a chance de obter uma promoção. O retorno ao trabalho deve ser uma oportunidade para se atualizar e  reconstruir suas habilidades no local de trabalho. Homens e mulheres devem ter oportunidades iguais para cuidarem da família e crescerem profissionalmente.

Esse artigo foi útil? Assine nossa newsletter e receba mais informações sobre empreendedorismo.