Conheça 4 livros essenciais para empreendedores de sucesso

O hábito da leitura é sempre enriquecedor e transformador. Confira alguns livros importantes para a evolução do empreendedor até o sucesso de sua empresa

Capas de livros indicados

Estar bem informado é essencial para qualquer profissão. Saber quais são as novidades do seu setor, quais as experiências de outros profissionais da sua área e estar sempre em busca de novos conhecimentos são diferenciais para o sucesso. Um dos melhores caminhos para o aprendizado são os livros.

A revista Exame deu quatro dicas de livros que todo empreendedor deve ler. Mas lembre-se: ser curioso é aprender. Pesquise por livros de empreendedorismo, leia sobre o seu setor e não abandone as leituras de lazer. Tudo é repertório e te fará evoluir.

1. A Estratégia do Oceano Azul

O livro de W. Chan Kim e Renée Mauborgne foi lançado em 2005 e é um clássico do empreendedorismo. A Estratégia do Oceano Azul ensina como investir em mercados inexplorados.

Os autores são representantes do The Blue Ocean Strategy Institute, localizado na INSEAD, uma das maiores escolas de business da Europa. Escreveram esse livro depois de estudarem 150 ganhadores e perdedores de 30 indústrias diferentes.

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O livro sugere que quando há a criação de um novo nicho, a concorrência se torna irrelevante. Kim e Mauborgne chamam de “oceano azul” onde a água é calma e só tem a sua empresa. O “oceano vermelho” é onde todos estão e a busca por espaço é mais difícil. E também dão dicas de como colocar essa estratégia em prática.

Exemplos citados nos livros: Cirque Du Soleil que reinventou o conceito de circo e o Starbucks com sua capacidade de fidelizar clientes.

2. O mito do empreendedor

Escrito por Michael E. Gerber mostra métodos para que o leitor se prepare melhor, mantenha uma atitude positiva e eleve sua produtividade. O livro traz de conhecimentos para quem está disposto a encarar o desafio de criar o próprio negócio e transformar uma boa ideia em um empreendimento bem-sucedido. E mais que isso construir uma empresa organizada.

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Mostra como preparar funcionários para que eles sejam uma extensão do empreendedor, como estruturar sua empresa para superar eventuais turbulências, como aliar entusiasmo com inovação, estabelecer o programa de desenvolvimento que melhor se encaixe no empreendimento, visando estabilidade e solidez.

O exemplo citado pelo autor é da rede McDonald’s. Hoje, independente do lugar, qualquer franquia aberta segue padrões, oferecendo lucro para seu dono.

3. O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios?

A obra do jornalista do The New York Times Charles Duhigg mostra que uma das chaves para criar empresas revolucionárias e alcançar uma gestão de sucesso é conseguir entender como os hábitos funcionam.

Além disso, Duhigg consegue explicar como esses hábitos podem ser transformados. E como ter o controle total das ações, sejam costumes ou não, facilita diversos aspectos da vida. Explica que com pequenas mudanças de hábito, esse livro mostra que é possível ter resultados positivos na sua produtividade, na estabilidade financeira e até mesmo na sua felicidade.

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O livro traz histórias do próprio autor, mas também algumas pessoas de sucesso. Por exemplo, como hábitos corretos foram importantes para garantir o sucesso do diretor executivo da Starbucks, Howard Schultz, de um dos maiores nomes da luta por direitos civis, Martin Luther King e do nadador Michael Phelps.

4. Os segredos da arte de vender

O livro de Zig Ziglar é essencial para quem está dando os primeiros passos no empreendedorismo. Com dicas de como conquistar seu cliente com técnicas básicas e simples para ajudar a sua empresa alcançar o sucesso.

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