Instagram libera recurso de compras pelo aplicativo no Brasil

Com a nova funcionalidade, consumidores encontrarão mais facilmente os detalhes sobre produtos e poderão realizar a compra sem sair da ferramenta

Novidade do Instagram no perfil da Amaro (Crédito: divulgação)

Novidade do Instagram no perfil da Amaro (Crédito: divulgação)

O Instagram anunciou esta semana que todos os perfis comerciais do Brasil terão acesso ao recurso de compras da rede social. Uma grande notícia para quem faz tudo por meio de apps no celular. A nova funcionalidade permite que as empresas marquem produtos em suas publicações e depois os direcionem para compra no próprio serviço. A novidade, no entanto, funcionará apenas para postagens orgânicas, aquelas que são impulsionadas com dinheiro não serão contempladas.

Com o novo recurso, o Instagram dá um passo na mesma direção que o Whatsapp recentemente tomou, ao lançar sua versão “Business”. Ela promete aprimorar a comunicação entre clientes e empresas, aumentar o reconhecimento de marcas e alavancar as vendas de pequenos e médios empresários.

Vitrine para 200 milhões

De acordo com a rede social, em torno de 80% das contas ativas visitam diariamente os perfis comerciais, o que significa mais de 200 milhões de contas. O recurso se torna uma espécie de vitrine para as marcas, nas quais os consumidores encontrarão mais facilmente os detalhes sobre produtos, como o preço por exemplo. A funcionalidade se dá no momento em que a pessoa clica em uma publicação marcada no feed ou no botão de compras existente no perfil comercial de marcas que ativaram a ferramenta.

Além do Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, França, Itália e Reino Unido também passam a usar o recurso. Até esta semana, a ferramenta estava disponível apenas para usuários dos Estados Unidos.

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Primeiras marcas no Brasil

As marcas Nama, que produz peças de decoração feitas em impressora 3D, e Amaro, uma loja virtual de moda feminina, foram as primeiras a testar a nova habilidade no Brasil.

“A Nama nasceu no Instagram. A plataforma sempre foi a nossa vitrine. Conseguimos mostrar aos nossos clientes os produtos de uma forma menos tradicional, com fotos mais espontâneas e menos produzidas. A ferramenta para compras veio para completar nossa vitrine. Com ela, disponibilizamos preços e fechamento da compra sem precisar sair da plataforma. Isso facilita muito o processo de compra para o cliente”, afirma Joanna Cariello, fundadora da Nama.

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Dicas do Instagram

E o Instagram não se limitou a anunciar a nova funcionalidade para o Brasil. A rede social ainda listou 5 dicas para empreendedores e lojistas utilizarem o novo recurso. Confiram:

  • Em seu perfil comercial, crie ao menos 9 posts utilizando a nova função para ativar a aba de compras
  • Marque mais de um produto e ajude sua audiência a navegar por eles
  • Faça Stories e mostre que agora é possível comprar seus produtos diretamente nos posts
  • Use formatos diferentes. Você pode marcar produtos em mais de uma foto se estiver usando o carrossel
  • Assegure-se de que cada marcação esteja no produto correto para não confundir o cliente.

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