5 lugares para você buscar inspiração e inovar seus produtos

A criatividade não cai do céu. Mas a inspiração para o seu próximo produto pode ser encontrada em alguns lugares improváveis

Homem buscando inspiração para criatividade

(Crédito: 123rf)

Uma das formas mais fortes das empresas se manterem competitivas no mercado atual é inovar. Os clientes estão exigindo produtos com forma e função diferentes de tudo que já viram antes. O desafio surge quando a oferta de ideias inovadoras parece secar. Quando novos conceitos não são encontrados em nenhum lugar e sua criatividade precisa renascer.

Uma das maneiras mais bem sucedidas de quebrar esse período de seca é procurar em lugares improváveis ​​para ideias incomuns. Sair do lugar comum vai te ajudar a ver as coisas com novos olhos. E pode ser o detalhe que você precisa para voltar ao jogo. Onde estão esses lugares incomuns? Você não precisa viajar para terras distantes para encontrá-las. Alguns dos melhores estão bem na sua frente. O site Open Forum deu alguns exemplos que podem clarear sua mente.

1. Revistas

Separe uma hora para ler algumas revistas que não têm nada a ver com o seu setor. Examinar as páginas de setores e tópicos desconhecidos vai te mostrar um universo que normalmente não vê no seu trabalho diário. Expanda seu pensamento e imagine o que você vê como um design de produto próprio.

2. Videogames

Designers de videogame come, dorme e respira novidade constantemente. Para permanecer moderno, os designers devem estar na vanguarda da inovação de produtos, antecipando a próxima tendência.

Obtenha um passo a passo do jogo mais moderno desta semana e veja as imagens, sons e experiências que os jogos podem proporcionar. Observe tudo para possíveis inovações de produto que não se parecem com o que sua concorrência oferece.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

+Leia também:
– Inspirações e tendências do empreendedorismo em Pernambuco
– Inspiração para o seu negócio: 15 frases de lendas do esporte

3. O mercado de pulgas local

Você já esteve em um mercado de pulgas ultimamente? Entre peças antigas, seus sentidos serão inundados com ideias e projetos que você pode nunca imaginou.

Compre algumas coisas que parecem divertidas, leve para casa e brinque com elas. Não há nada melhor para voltar ao fluxo criativo.

4. O supermercado

Design de embalagem tem que ser mais do que ótimo. Ele tem que saltar da prateleira. Precisa nos fazer desejar o que normalmente não compramos. E nos convencer a tomar uma decisão de compra em uma fração de segundo.

Dê um passeio pelos corredores. Preste atenção ao que chama a atenção e atrai você para um olhar mais atento. Compre a embalagem que faz seu trabalho incrivelmente bem e coloque em sua mesa para se inspirar enquanto você encara sua próxima inovação de produto.

5. Casa da sua avó

No momento, o mercado não se cansa de nada retro. Para ajudar a despertar a criatividade de seu próprio produto, você pode visitar a casa de sua avó. Ou algo próximo como um antiquário ou uma loja de artigos usados. Pergunte a ela sobre as coisas em sua casa que ela gosta de usar e faça com que ela mostre como elas funcionam. Faça anotações, tire fotos e faça vídeos que você pode compartilhar com sua equipe de design.

Esta lista não é fechada. Adicione a ela suas próprias ideais. Basta dar um passeio em um bairro desconhecido e você já terá inspirações que você nunca pensou antes. Esteja com uma mente aberta e criativa. Alimente sua criatividade com essa nova perspectiva. Você pode elevar a inovação e o design de seus produtos de maneira a estimular você e seus clientes. E isso vai te colocar à frente da concorrência.

Esse artigo foi útil? Assine a newsletter do Negociarias e receba semanalmente mais dicas de empreendedorismo.