6 hobbies para te ajudar a performar melhor no trabalho

Ter mais qualidade de vida influi diretamente na sua performance profissional. Veja alguns exemplos de atividades que vão mudar sua motivação

Hobbies que ajudam no trabalho: leitura

Melhorar o desempenho no trabalho é um desejo da maioria dos profissionais. O que muita gente nem imagina é que você pode conseguir isso investindo nos seus hobbies. Muitas pesquisas científicas já comprovaram os benefícios dos momentos de lazer.

A editoria de empreendedorismo da CNBC listou 6 hobbies que podem aumentar seu rendimento no trabalho. Além, claro, de proporcionar uma saúde melhor e até momentos de descontração. Então, ceda ao que desperta seu interesse e aproveite as recompensas que ele tem a oferecer.

1. Cozinhe

O especialista em auto-ajuda Tim Ferriss sentiu que cozinhar era importante o suficiente para escrever seu terceiro livro em torno dele. Em “The 4-Hour Chef” (“O chef de 4 horas”, em tradução livre)”, Ferriss usa a culinária como uma maneira de explicar métodos para “aprendizado acelerado”.

Além disso, como relatado pela Universidade Johns Hopkins, cozinhar em casa tem sido uma forma comprovada de melhorar sua alimentação. Quando feito regularmente, não só melhora o que você coloca em seu corpo em casa (menos carboidratos, menos açúcar e menos gordura), como também melhora seus hábitos quando você come fora.

+Leia também:
– Empreendedor abre espaço de coworking para cozinheiros
– Conheça o chef que montou uma escola de sorvetes em São Paulo
– Perfil de culinária vira sucesso no Instagram

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Se o seu dia parece muito cheio para adicionar culinária à rotina, torne-a uma aventura de fim de semana. Uma vez que você começou a experimentar novas receitas e métodos, pode se tornar uma parte regular de sua vida.

Os benefícios de longo prazo de uma boa alimentação são inegáveis. Seu corpo será mais saudável e, de acordo com especialistas, sua memória e agilidade aumentarão. Todas são boas notícias para a sua vida profissional.

2. Faça exercícios físicos

Se você ainda não tem um hábito de praticar exercícios, pode ser difícil começar. Torne as coisas mais fáceis para você, inscrevendo-se em uma aula perto de sua casa ou trabalho. É melhor quando está no seu trajeto. Fica mais difícil de fugir.

Não se preocupe em estar “pronto” para melhorar sua forma física. Muitas formas tradicionais de exercício, como yoga, tai chi e pilates, são adaptadas para se adequarem ao seu nível e às suas necessidades. Além disso, os benefícios para sua saúde mental e física são comprovados.

Essas formas de exercício certamente ajudarão você a manter o foco, a energia e a compostura no trabalho.

3. Pratique um esporte em grupo

Os esportes coletivos possuem seus próprios benefícios. Se você faz parte de uma empresa que tem um time, envolva-se. Você não só estará tratando bem o seu corpo, como vai se divertir e promover relacionamentos com seus colegas de trabalho.

Se não houver uma equipe do seu trabalho, procure um lugar onde você consiga interagir com novas pessoas.

Os esportes em equipe também beneficiam suas habilidades de comunicação, foco, gerenciamento de estresse e habilidades para estabelecer metas.

+Leia também:
– Na trilha do Oi Rio Pro, Saquarema tem projeto de aceleração social
– Surfe Oi Rio Pro inspira empreendedores em Saquarema
– Inspiração para seu negócio: 15 frases de lendas do esporte

4. Leia um livro

Ele pode ser um dos homens mais ricos do mundo, mas Bill Gates é dedicado a um dos passatempos menos caros do mundo: a leitura. Segundo relatos, ele lê 50 livros por ano. “Hoje em dia, eu também posso visitar lugares interessantes, conhecer cientistas e assistir a muitas palestras on-line”, explicou Gates. “Mas a leitura ainda é a principal maneira de eu aprender coisas novas e testar minha compreensão.”

Enquanto palestras e recursos on-line são ferramentas incríveis para ficar a par de uma ampla gama de informações atualizadas, não há substituto para a profundidade de um bom livro. Elon Musk, Warren Buffett e Oprah Winfrey são apenas mais três exemplos de pessoas altamente bem-sucedidas que fazem da leitura uma parte regular de suas vidas.

+Leia também:
– 6 livros indicados por bilionários das novas tecnologias
– Livro de executiva brasileira põe liderança feminina em foco
– Conheça 4 livros essenciais para empreendedores de sucesso

Além de aumentar seu conhecimento consciente, os benefícios científicos da leitura são numerosos e até surpreendentes. A leitura fortalece seus caminhos neurais.

Leia um livro, você estará mais alerta e pronto para enfrentar o dia de trabalho.

5. Abrace o seu lado artístico

O filho de Albert Einstein disse sobre seu pai: “sempre que ele sentia que tinha chegado ao fim da estrada ou em uma situação difícil em seu trabalho, ele se refugiava na música, e isso normalmente resolveria todas as suas dificuldades”. Entre inovadoras descobertas científicas, Einstein sempre encontrou tempo para praticar violino ou piano. Além disso, ele usou esses hobbies para entrar em um estado mental mais criativo para resolver problemas que o iludiam.

Está provado que a arte no local de trabalho aumenta a produtividade. Além disso, você pode trazer arte ou música para sua vida pessoal fazendo uma aula ou lição. Não se preocupe em se tornar o próximo Picasso. Os benefícios serão evidentes, independentemente do seu nível: poderá descomprimir, criar o hábito de introduzir uma mentalidade criativa e ser capaz de “reiniciar” após um longo dia de trabalho.

+Leia também:
– Elo7 quer atrair artesãos do Pará na Feira do Empreendedor
– Conheça estratégias de marketing para negócios de artesanato

6. Aprenda um idioma

Graças a todos os desenvolvimentos recentes em como nossos cérebros funcionam, aprender uma nova língua nunca foi tão fácil. Agora é amplamente entendido que, com a abordagem correta, você pode alcançar o nível de conversação em questão de meses.

Conhecer uma segunda ou terceira língua abrirá as portas para novas culturas, parceiros e mercados. Mesmo que você ainda não tenha atingido a fluência, uma tentativa de comunicação promoverá melhores relacionamentos com falantes nativos. Além disso, estudos mostraram que o alerta mental aumenta com a aquisição de uma nova linguagem, independentemente da idade.

Embora o trabalho e a vida em casa devam ser valorizados separadamente, uma melhoria em sua vida exterior certamente beneficiará seu desempenho no trabalho. Dê o primeiro passo, comprometendo-se a uma nova aula ou atividade de aprendizado. Você estará expandindo sua mente e atualizando sua vida.

Gostou das dicas? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba mais conteúdo sobre empreendedorismo.