Close Menu
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Jogo do Bicho e a Lei: O Que Você Precisa Saber Sobre a Contravenção Penal

12/05/2025

Minecraft Como Comprar

06/05/2025

Imóvel Em Nome De Duas Pessoas Como Vender

06/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
quarta-feira, maio 14
EM DESTAQUE
  • Jogo do Bicho e a Lei: O Que Você Precisa Saber Sobre a Contravenção Penal
  • Minecraft Como Comprar
  • Imóvel Em Nome De Duas Pessoas Como Vender
  • Como Vender Passagens De Ônibus
  • Como Comprar Um Chip Virtual
  • Filme Como Vender A Lua Onde Assistir
  • Como Comprar Conta No Blox Fruit
  • Como Comprar No Paraguai E Receber No Brasil
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
NegociariasNegociarias
Home»FINANÇAS»Grupo Mateus: Lucro Líquido cresce 61,1% no 4T23 com margem EBITDA de 7,5%, SSS de 8,8% e ciclo de caixa de 77 dias
FINANÇAS

Grupo Mateus: Lucro Líquido cresce 61,1% no 4T23 com margem EBITDA de 7,5%, SSS de 8,8% e ciclo de caixa de 77 dias

10/03/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

São Paulo, 08 de março de 2024 – O Grupo Mateus (GMAT3), uma das maiores varejistas do setor alimentício do País e a maior do Norte e Nordeste, divulgou recentemente seu balanço referente ao 4T23. Durante o período, o Grupo alcançou um marco significativo ao registrar um recorde de receita bruta, atingindo a marca de R$ 8,5 bilhões. Observou-se também uma melhora substancial na performance das mesmas lojas, com um aumento de 4,3% para 8,8% em relação ao trimestre anterior. O trabalho contínuo de otimização do capital de giro resultou em uma melhora significativa de 9 dias em comparação ao trimestre anterior, com destaque para a linha de fornecedores, que avançou 11 dias.

A dedicação ao plano de expansão do Grupo se refletiu na abertura de 11 atacarejos durante o trimestre, incluindo as primeiras lojas em Recife e Olinda, marcando presença em 7 das 9 capitais do Nordeste. Além disso, um novo supermercado foi inaugurado em São Luís, demonstrando o potencial de crescimento mesmo em regiões já consolidadas.

Com relação aos números, no quarto trimestre de 2023, o lucro líquido, excluindo efeitos não recorrentes, registrou um impressionante crescimento de 61,1%, atingindo a marca de R$ 332,0 milhões, com uma margem EBITDA de 7,5% e um ciclo de caixa de 77 dias. Com receita líquida de R$ 7,5 bilhões e um crescimento de 24,4%, o Grupo manteve uma margem bruta de 21,8% neste período.

O lucro bruto do trimestre alcançou R$ 1,6 bilhão, representando um avanço de 27,8%, enquanto as despesas operacionais totalizaram R$ 1,1 bilhão, equivalente a 15,1% da receita líquida do período. O indicador Dívida Líquida/EBITDA foi de 0,3x ao final de 2023, demonstrando solidez financeira, com um saldo de caixa de R$ 1,3 bilhão.

A empresa segue em um caminho de crescimento sustentável, focada em resultados positivos e no fortalecimento de suas operações, mantendo um olhar atento às oportunidades de expansão e ao compromisso com a rentabilidade e geração de valor a todas as partes envolvidas.

 

Lojas da Nova Regional atingem margem EBITDA de 6,8% no 4T23

A Companhia teve no 4T23 um período marcante para sua expansão, com a abertura de doze novas lojas, sendo 11 atacarejos e 1 varejo. Com foco em Pernambuco, foram inauguradas seis lojas de atacarejo, sendo três em Recife, duas em Olinda e uma em Paulista. Além disso, houve expansão em Maceió, com a abertura de dois atacarejos, e inaugurações em Patos (PB), Nossa Senhora da Glória (SE) e São Luís (MA).

No mesmo trimestre, as lojas da nova regional com mais de 13 meses de operação apresentaram avanço na margem EBITDA, com melhora de 1,2 p.p, totalizando 6,8%. Considerando o conceito pré-IFRS, a melhora foi de 1,4 p.p.

Durante o 4T23, as lojas em maturação corresponderam a 60% da receita bruta total da Companhia, evidenciando o sucesso do plano de crescimento. Para o ano de 2024, estão previstas inaugurações na Regional Nordeste e no Maranhão, mantendo o foco no crescimento aliado à rentabilidade e nas melhorias do capital de giro, visando gerar valor para colaboradores, acionistas e parceiros. 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Como o Portugal Golden Visa pode te ajudar a morar em Portugal

10/02/2025

Com 5 anos de história, Inspirali se consolida como um dos principais ecossistemas de educação médica do Brasil

09/09/2024

De frango frito até hamburgueria: franquias para quem quer empreender com alimentação

09/09/2024
EM DESTAQUE

Agibank anuncia Vinicius Aloe como novo Diretor de Tecnologia

05/06/20240

Hapvida NotreDame Intermédica está entre as 100 empresas mais influentes do Brasil

08/05/20240

Policiais de SP salvam recém-nascida engasgada no interior: “dever cumprido”

23/01/20240

CFEM: Goiás recebeu cerca de R$ 2,2 milhões liberados pela ANM

23/11/20230

Índice da bolsa de valores brasileira registra leve alta

06/12/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Jogo do Bicho e a Lei: O Que Você Precisa Saber Sobre a Contravenção Penal

12/05/2025

Minecraft Como Comprar

06/05/2025

Imóvel Em Nome De Duas Pessoas Como Vender

06/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Negociarias

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.