Pequeno empreendedor: ganhe reputação online gastando pouco

No mundo de hoje, a presença online de sua empresa é importante. Mas você não precisa gastar muito dinheiro para ter uma divulgação eficiente

Mesa de criação

Uma eficiente presença online pode atrair bons negócios / Crédito: everythingpossible/123RF

Diante da enorme velocidade da informação nos dias de hoje, novas mídias surgem a todo instante. E em todas elas sempre haverá um grande número de clientes em potencial, prontos para conhecerem os seus produtos ou serviços. Ter uma presença online é algo essencial para que você não perca ofertas de negócios.

E se você acredita que precisará de um grande investimento, saiba que aí mora um grande engano. É possível construir uma excelente reputação no mundo virtual sem gastar muito. Aprenda conceitos básicos, porém eficientes, para você começar a criar uma imagem positiva sobre você e sua empresa na internet.

1. Sua imagem

É mais fácil para as pessoas confiarem em um rosto amigável do que um logotipo comercial. Você é uma pessoa, mesmo quando representa a sua empresa. Pagar por um fotógrafo para tirar uma boa foto sua pode ser interessante. Se o pagamento em dinheiro não for uma opção, tente uma negociação. Muitos fotógrafos são donos de seu próprio negócio e podem se interessar por algum serviço de sua empresa em troca. Não é prejudicial perguntar.

Se um profissional de fotografia não é uma opção, procure por uma foto sua mais profissional possível. É preciso que o foco esteja no seu rosto. Corte-a, se necessário. Observe o que aparece ao fundo.

2. Sua história

O que você diz sobre você é o segundo elemento importante para uma imagem positiva. Faça um breve resumo de você ou dos negócios (até 250 palavras) e uma descrição detalhada (até 700 palavras).

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Use uma linguagem simples. Pense sobre o que seus potenciais clientes ou consumidores já existentes precisam ou desejam de você. Mostre como você atende a essas necessidades. Fale de sua experiência no mercado. Estabeleça sua importância.

Revise tudo o que for escrito mais de uma vez. Mostre para outra pessoa e peça que faça correções necessárias. Um erro de português ou de digitação pode comprometer sua imagem.

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3. Seu produto

O terceiro elemento da sua imagem online é a apresentação real do seu produto ou serviço. Pode ser uma página de vendas ou um portfólio. Ou seja, aquilo o que você deseja que seus clientes vejam. Destaque seu melhor trabalho. Mostre os benefícios que seus clientes tiveram ao comprar seu produto ou serviço. Seja claro e conciso ao falar de cada item.

Para os especialistas, a parte mais importante desta apresentação é dar uma maneira clara, direta e simples para os clientes responderem. Ou seja, um “apelo à ação”, do termo em inglês “call to action”. A mensagem deve ser curta e simples, como: “descubra mais” ou “compre seu pacote hoje”. Ao clicar nessas frases, o cliente deve ser levado diretamente para um local onde ele possa realizar a transação.

4. Apareça

Depois de criar todos os elementos de uma imagem profissional, é hora de distribuir em todas as redes sociais. Não esqueça de incluir tudo o que você faz no mundo virtual. Escreveu algum artigo? Foi entrevistado? Coloque links diretos para essas páginas.

Simplicidade e consistência são fundamentais. Fale claramente e como uma pessoa real. Seja pessoal. Ter uma imagem familiar faz de você e sua empresa mais confiáveis.

Você tem um negócio? Como trabalha a divulgação dele nas redes sociais? Escreva para nós e conte-nos sua experiência.