Como engajar os funcionários em ações de sustentabilidade

Sustentabilidade é uma necessidade atual. Implementar atitudes sustentáveis nas empresas é realidade. Como motivar seus funcionários na causa?

Equipe engajada com sustentabilidade

(Crédito: julief514/123RF)

Globalmente, empresas de todos os tamanhos estão começando a abraçar os valores da responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. No entanto, a maioria dos executivos não descobriu como envolver os funcionários nas atividades diárias que colocam esses valores em prática.

A chave para criar uma empresa vibrante e sustentável é encontrar maneiras de fazer com que todos os funcionários, de altos executivos a montadores, se envolvam pessoalmente nos esforços cotidianos de sustentabilidade corporativa.

O envolvimento dos funcionários é essencial para transformar as metas de sustentabilidade do seu negócio em realidade. Dar os primeiros passos é simples. Eduque e envolva adequadamente. Você pode construir uma cultura sustentável em seu local de trabalho.

O site Business News Daily organizou três dicas simples para você colocar em prática na sua empresa.

1. Informe

Do ponto de vista de um funcionário, as iniciativas de sustentabilidade raramente estão vinculadas a contracheques ou margens de lucro. Ou seja, é importante fornecer treinamento de sustentabilidade adequado para criar um sentimento de responsabilidade individual por seus funcionários.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Essas sessões educacionais devem avaliar o propósito de longo prazo da empresa e alinhá-lo aos objetivos de seus funcionários. Essa abordagem está mais alinhada com o bem da sociedade e do planeta. E também pode ajudar a apagar o conflito que as pessoas sentem entre seus deveres profissionais e valores pessoais.

+Leia também:
– Construa uma cultura e aumente a retenção dos seus funcionários
– Quatro incentivos além do salário para motivar seus funcinários

Ao explicitar claramente o argumento econômico para a sustentabilidade, os funcionários começarão a pensar sobre a sustentabilidade como algo mais do que apenas “fazer o bem”, mas também “fazer bem”. Um negócio deve ser rentável. Mas pode ser de uma forma que considere o lucro além das pessoas e do planeta.

Muitas iniciativas de sustentabilidade requerem conhecimento e especialização. Logo você precisará explicar novas mudanças e por que elas estão acontecendo. Para empresas menores, sem o orçamento para treinamento formal, um simples e-mail ou atualização rápida em uma reunião pode ser eficiente.

2. Empenhe-se

Depois de educar seus funcionários, você precisará criar um senso de responsabilidade para que suas novas iniciativas sejam implementadas. Incentive seus funcionários a participarem do programa de sustentabilidade da empresa com ideias de programas adicionais.

É fácil atualizar suas metas de sustentabilidade no site da sua empresa, mas as mudanças no escritório podem ser difíceis. Certifique-se de reconhecer seus colegas e recompensar mudanças positivas. Um pequeno presente como uma garrafa de água reutilizável, uma xícara de café ou uma sacola de lona também podem ajudar a impulsionar seus esforços.

+Leia também:
– Por que você deve incentivar seus funcionários a viajar e descansar
– 10 formas criativas de mostrar reconhecimento pelo seu funcionário

Você também deve comemorar o sucesso quando as metas são alcançadas. Isso mantém a visibilidade alta e promove uma sensação de competição saudável. Uma maneira de fazer isso é estabelecer um holofote verde semanal ou oferecer um prêmio de grupo quando certas metas de sustentabilidade são alcançadas.

3. Lidere pelo exemplo

Quando se trata de sustentabilidade, as ações dos líderes falam mais alto que palavras. E desempenham um papel vital na reafirmação dos valores da empresa para os funcionários.

As partes interessadas muitas vezes são céticas sobre a motivação de uma empresa para se envolver em iniciativas de sustentabilidade. Muitos funcionários foram persuadidos a adotar tais iniciativas somente quando convencidos de que a empresa é sincera em fazer uma diferença positiva.

Embora sua pequena empresa possa não ter o mesmo orçamento de líderes de sustentabilidade, negócios de qualquer porte podem adotar essas práticas.

A ideia de trabalho orientado por conceito está cada vez mais correlacionada com a realização profissional. Iniciativas de sustentabilidade e engajamento de funcionários levam tempo. Mas o desenvolvimento de uma empresa sustentável será beneficiado por ter uma força de trabalho altamente produtiva que se orgulha de trazer mudanças positivas.

Gostou desse artigo? Assine a newsletter do Negociarias e receba toda semana mais dicas para a sua empresa.