Franquias em locais alternativos podem faturar mais

Com menor custo operacional, as franquias em espaços alternativos atraem cada vez mais investidores

Lojas de franquias

As franquias em locais alternativos têm crescido no país ao lado da tendência no mercado imobiliário de misturar empreendimentos comerciais aos residenciais, de acordo com dados do Portal do Franchising. Locais com bom fluxo de pessoas têm se mostrado vantajoso e cada vez mais atraído investidores. São espaços como hospitais, condomínios, faculdades, escolas, terminais rodoviários e estações de metrô e trem. Estes pontos, geralmente, possuem custos operacionais mais baixos que shoppings, aeroportos e lojas em ruas da cidade.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), cerca de 90% das franquias estão localizadas dentro de shoppings e nas ruas. As galerias comerciais de supermercado concentram 3,6%. Terminais rodoviários e aeroportos possuem 0,8% das franquias. Condomínios residenciais, comerciais, clubes e outras localidades têm apenas 1,4% das unidades franqueadas. Ou seja, existe uma demanda a ser suprida nesses locais.

Esses locais alternativos para abrir uma franquia oferecem um custo operacional mais baixo que shoppings e as principais ruas das grandes cidades. Esses espaços não cobram a famosa “luva”. Além disso, o próprio custo de locação custa ser mais em conta. Outro ponto favorável é a menor concorrência e a diversificação da relação com o cliente.

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Maiores lucros

Como os custos operacionais das franquias em locais alternativos são mais baixos, as despesas diminuem e o negócio pode lucrar mais. O presidente do Grupo Cherto e um dos fundadores da ABF, Marcelo Cherto, afirmou que franquias em locais alternativos podem faturar entre 25% a 40% a mais que lojas comuns nos mesmos espaços.

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Uma opção que pode elevar o faturamento da franquia é oferecer o serviço delivery. Avalie se o local permite e invista nesse serviço para não limitar seu negócio apenas ao ponto comercial.

Recomendações para franquias em locais alternativos

Antes de fechar um contrato, atente-se à questões que podem atrapalhar o sucesso da franquia. Por exemplo: não abra um negócio com preços mais elevados onde o fluxo é de pessoas de classes sociais mais baixas, como rodoviárias e estações de metrô.

Os segmentos mais indicados para esses locais alternativos são os de alimentação, serviços (conserto de celular e lavanderias, para condomínios) e outros negócios como pet shops e lojas de conveniência.

É essencial avaliar caso a caso. Um pet shop é inviável em um hospital. Entretanto, pode ter sucesso em um condomínio.

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