Veja a melhor forma de lidar com a sazonalidade do seu negócio

Saiba como empreendedores fazem para lidar com negócios sazonais e veja como o planejamento pode ser o seu melhor aliado nas épocas de baixa

Empreendedor fazendo planejamento para lidar com sazonalidade

(Crédito: dotshock/123RF)

Gerenciar a sazonalidade do seu negócio ao longo do ano não é uma coisa das mais simples para se fazer. É preciso entender bem o seu mercado, seu consumidor e, como não poderia deixar de ser, ter muito planejamento, palavra de ordem para qualquer empreendedor.

O site americano Open Forum conversou com empreendedores locais, donos de diferentes tipos de negócios, para saber como a sazonalidade afeta seus empreendimentos. E aqui você pode ver algumas dicas aplicáveis em qualquer lugar do mundo, para um restaurante e uma empresa de cuidadores de animais de estimação.

Point de inverno no verão

O primeiro caso destacado pelo Open Forum é o de Franco Francese, proprietário do Mattone Restaurant and Bar, em LaGrange Park, no estado de Illinois. Em seu negócio, ele conseguiu estabelecer uma boa reputação como um bom local para se comer no inverno, deixando uma lacuna em seus negócios durante os meses de verão.

“Nosso restaurante é tradicionalmente mais movimentado no inverno do que no verão, já que temos comidas que as pessoas tendem a aproveitar mais nos meses frio. Para tornar o cardápio mais amigável ao verão, apresentamos mais saladas e opções mais leves. Também estamos prontos para inaugurar um novo pátio neste verão, para ajudar a atrair uma multidão ao ar livre”, disse Francese ao Open Forum, lembrando que o verão no Hemisfério Norte começa agora no mês de junho.

Além disso, durante os meses lentos do verão, o dono do restaurante costuma aumentar a publicidade digital e impressa, bem como os serviços de relações públicas.

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Preocupação com a equipe de colaboradores

Julia Rohan, proprietária e CEO da Rover-Time, uma empresa de cuidadores de animais de estimação em Chicago, também identifica períodos de sazonalidade em seu negócio. Embora os animais de estimação e seus donos precisem de cuidados durante todo o ano. Ela acha que as despesas fixas podem colidir com a alta e baixa maré dos clientes de quatro patas.

“Garantir o pagamento das minhas despesas fixas durante períodos de baixa receita e, ao mesmo tempo, fornecer uma renda estável e confiável para meus funcionários são nossos maiores desafios sazonais”, disse Julia.

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A Rover-Time oferece serviços de passeio e de pet sitting (a versão para animais do trabalho de baby sitter). Rohan também investe em publicidade e na gestão de pessoal, para conseguir gerir a sazonalidade como uma verdadeiro profissional.

“Fizemos uma promoção local de um dia. Nós vendemos pacotes de viagens pré-pagas com um desconto muito leve e trouxemos mais de dez mil dólares em vendas naquele dia. Isso nos ajudou a manter as luzes acesas nas últimas duas semanas de dezembro, quando os negócios diminuíram consideravelmente nas férias de inverno”, disse Julia.

Ao fim do artigo do Open Forum, o dono de restaurante Franco Francese disse que é preciso “lidar com a adversidade da sazonalidade de frente e não se coibir de fazer mudanças para lidar com os problemas. Não tenha medo de tentar novas idéias. E, se algo não estiver funcionando, passe a marcha e mude de direção”.

Importância do planejamento para sazonalidade

Por sua vez, Julia Rohan fez questão de ressaltar que “a previsão financeira é tudo para um negócio sazonal”.

“Comece com o ano base, desenvolva uma lista de suposições com base na experiência passada e presente e analise tendências. A partir daí, desenvolva um modelo de estrutura de negócios e construa possíveis cenários de negócios. É um ciclo interminável”, disse Julia.

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