Fique mais forte ao fortalecer suas fraquezas

Faça uma análise realista de seus pontos fortes e fracos. O autoconhecimento é um grande passo na melhoria de suas fraquezas

Empreendedora que se fortaleceu com suas fraquezas

(Crédito: 123RF)

Há força em ser forte o suficiente para admitir suas fraquezas. Afinal, todos têm áreas em que se destacam e outras em que é preciso trabalhar. Se você puder se comprometer com o crescimento pessoal para poder fortalecer suas fraquezas, isso te torna um trabalhador mais dedicado. Isso terá efeitos incríveis em sua carreira.

Para ser claro, trabalhar no fortalecimento de suas fraquezas não significa que você está buscando a perfeição, nem requer uma autocrítica indevida. Pelo contrário, é um desafio que os empreendedores podem adotar como um projeto produtivo de autoaperfeiçoamento que os ajuda a superar maus hábitos ou tendências que podem impedir de atingir seu potencial máximo.

O site Entrepreneur listou algumas maneiras construtivas para fortalecer suas fraquezas:

1. Identifique seus pontos fortes

Antes de considerar suas fraquezas, reserve um tempinho para considerar seus pontos fortes. Não só é um tom positivo para começar, mas identificando seus pontos fortes, você pode realmente ser capaz de tirar proveito deles para ajudar a fortalecer suas fraquezas.

Por exemplo, um dos seus pontos fortes é que você é bom em trabalhar com outras pessoas. Nesse caso, depois de identificar uma área em que você deseja melhorar, você pode descobrir que ter um parceiro de responsabilidade é fundamental para obter sucesso. Ele tira proveito de um dos seus pontos fortes, pois você pode trabalhar com outras pessoas e também ajuda você a se manter responsável.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

2. Identifique onde você poderia usar alguma melhoria

OK, agora é hora de se tornar real. Quais são alguns dos seus pontos fracos ou coisas que você gostaria de melhorar sobre si mesmo? E como eles podem estar afetando negativamente sua carreira?

Por exemplo, talvez você esteja constantemente atrasado e, consequentemente, se sentindo estressado. Ou talvez você não seja um grande escritor e seus e-mails e apresentações nunca pareçam tão profissionais quanto gostaria. Seja honesto consigo mesmo, mas não seja duro consigo mesmo. Lembre-se, você está identificando essas coisas como um meio de descobrir como beneficiar sua carreira, não para se punir.

3. Considere os benefícios de mudar

A visualização do sucesso pode ser um exercício poderoso e motivador. Portanto, reserve um pouco de tempo para fazer isso. Como sua vida e sua carreira poderiam se beneficiar do fortalecimento de algumas de suas áreas fracas? Por exemplo, digamos que você tenha um problema com a comunicação e não seja ótimo para responder a e-mails e telefonemas. Isso pode ser uma fraqueza, porque pode fazer você parecer escamoso e pouco confiável.

Um dos benefícios de mudar essa tendência é que você ficará mais confiável e responsivo, o que pode fazer você parecer mais confiável. Isso pode oferecer um grande benefício para sua carreira e tornar as pessoas mais propensas a querer trabalhar com você.

4. Defina metas específicas

Depois de identificar onde você deseja melhorar, defina metas específicas para o que você gostaria de alcançar.

Por exemplo, digamos que você é um procrastinador autoidentificado que está frequentemente esperando até a hora final para começar a trabalhar em projetos ou apresentações. Esse problema geralmente não é divertido, e geralmente não produz o seu melhor trabalho. Nesse caso, seu objetivo pode ser concluir seu próximo projeto no dia anterior ao vencimento, para que você tenha tempo de dormir nele e fazer ajustes e refinamentos finais.

Ter uma meta concreta em ação dá a você algo específico para se trabalhar, o que cria um senso de responsabilidade. Ele também lhe dá um objetivo final, para que você possa descobrir etapas práticas de como ir daqui para lá.

5. Abrace o desafio

Para realmente fortalecer suas fraquezas, é importante ter a mentalidade certa.

Em vez de encarar como uma tarefa, veja como um desafio que você está pronto para enfrentar. Abrace o desafio e aproveite o processo. Trabalhar na melhoria de si mesmo fará de você uma pessoa e um empreendedor mais equilibrados, e isso fará com que você se sinta mais confiante. Lembre-se: há muito a ganhar.

6. Seja consistente

Você não faria apenas um conjunto de levantamento de peso e se consideraria um fisiculturista. É hora de fortalecer suas fraquezas profissionais. Leva tempo e esforço consistente para produzir resultados.

Seja consistente em seus esforços e continue assim. Você pode não ver resultados durante a noite ou mesmo em algumas semanas. Mas à medida que o tempo passa, a memória muscular se acumula e você se torna mais forte.

Esse artigo foi útil? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba mais dicas de empreendedorismo.