Você sabia que falar rapidamente pode prejudicar sua mensagem?

Falar é conectar-se com outras pessoas para que nossa mensagem seja ouvida. Entretanto é mais difícil conseguir isso se estamos propensos a falar rápido demais

Falar rápido prejudica a mensagem: homem desconfortável sem entender o que foi dito em reunião de negócios.

(Crédito: stockbroker/123RF)

Você já foi informado que está falando muito rápido ou as pessoas costumam pedir para você diminuir a velocidade ao se apresentar? Está na hora de conhecer algumas das desvantagens de falar rápido demais e aprender o que pode ser feito a respeito. Um artigo recente do Open Forum mostrou como melhorar esse aspecto apressado.

Quais são as desvantagens de falar muito rápido?

Há vários problemas associados a falar muito rapidamente. Cada uma delas pode inviabilizar sua apresentação e até mesmo afetar sua credibilidade.

1. Pode criar uma impressão negativa

Um dos aspectos mais prejudiciais de falar rápido demais é que pode criar uma má impressão. Nossa cultura está repleta de conotações negativas de ser um falador rápido.

Falar rápido demais pode parecer que você está tentando vender algo em vez de transmitir sua experiência ou conhecimento para ajudar alguém a tomar uma decisão. Ninguém gosta de sentir enganado.

Também pode parecer que você é impaciente, agressivo ou até mesmo sem empatia pelo ouvinte. Pode parecer como alguém que está apenas fazendo uma transação o mais rápido possível sem levar em conta a outra pessoa.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

+Leia também: Conheça o comportamento que vai melhorar sua imagem de líder

No outro extremo, a fala rápida pode parecer nervosismo ou falta de confiança. Parece que o orador não sabe do que está falando e que quer se livrar do assunto. É o oposto de uma liderança segura.

2. Você pode perder a atenção dos seus ouvintes

Outro aspecto negativo é que isso pode levar as pessoas a se desligar. É como ouvir o discurso ininterrupto de um operador de telemarketing. É muito trabalho para tentar acompanhar a enxurrada de palavreado.n 

3.  Você pode perder a clareza da sua mensagem

A conversa rápida pode levar a uma falta de articulação e um tom envolvente, o que pode impedir que sua mensagem atinja a mente do ouvinte. Eles podem ouvir suas palavras, mas podem acabar entendendo mal a mensagem completa.

Como você pode evitar falar muito rápido?

1. As pausas são suas aliadas

  • Adicione uma pequena pausa de cerca de um segundo na vírgula de uma frase
  • Adicione uma pausa de dois ou três segundos no final das suas frases
  • Adicione uma pausa mais longa ao concluir um ponto antes de passar para o próximo ponto

Você também pode adicionar pausas antes de entregar uma declaração-chave e quando quiser enfatizar enfaticamente o que acabou de dizer.

Considere adicionar pausas curtas freqüentes quando estiver falando sobre um tópico que você conhece bem. Isso é especialmente importante quando se fala de um público não especializado ou misto.

Tente incluir pausas pré-planejadas no seu roteiro e ensaie como parte de sua prática.

2. Cuidado com as listas

Se você está enumerando uma lista de itens com os quais o público está familiarizado, mas que precisam ser mencionados, não há problema em acelerar a fala. Se estiver listando itens que são complexos ou novos para o público, é melhor adicionar pausas após cada item da lista. Você pode enumerar cada item para ajudar a desacelerar e o público entender sua mensagem. Considere falar em frases mais curtas também.

+Leia também: 3 dicas para organizar suas tarefas e não perder tempo

3. Conecte-se com o público

Conectar-se ao seu público é uma estratégia que pode ajudá-lo a desacelerar um pouco.

Uma maneira de fazer isso é falando apenas com os olhos. Em vez de jogar os olhos por toda a platéia durante a palestra, tente olhar para uma pessoa de cada vez enquanto fala.

4. Use um dispositivo de temporização

Um dos aspectos mais enervantes da apresentação é o medo de ficar sem tempo. Esse medo pode fazer com que você fale rápido demais na tentativa de conseguir dizer tudo. Evite isso usando um aplicativo de tempo.

5. Repita, repita, repita

Se você está propenso a falar muito rápido, pode ajudar seu público a entender melhor sua mensagem, usando o poder da repetição. Introduza uma declaração chave no início de um dos seus conceitos importantes, repita no meio e repita novamente como um breve resumo no final.

Gostou do artigo? Inscreva-se na nossa newsletter e receba semanalmente dicas para o seu desenvolvimento como empreendedor.