Estresse: 10 Maneiras de aliviar o estresse

O estresse é a resposta do corpo ao estresse e às exigências. Há maneiras de administrá-lo. com estresse. Uma boa noite de sono é crucial no gerenciamento do estresse.

Estresse: 10 Maneiras de aliviar o estresse

Estresse: 10 Maneiras de aliviar o estresse

Estresse é o quê?

O estresse é a reação do corpo a uma ameaça ou demanda. Todos experimentam o estresse. Ele pode ser causado por uma variedade de circunstâncias que variam de pequenas questões diárias a mudanças significativas, como o fim do casamento ou o divórcio. A resposta ao estresse envolve fatores físicos como um aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco, pensamentos e percepções pessoais sobre o fator de estresse, bem como emoções como raiva e medo. Embora geralmente o consideremos negativo, ele pode ser causado por mudanças positivas em sua vida, como receber uma promoção em seu emprego ou ter um novo bebê.

Como administramos o estresse de forma saudável?

O estresse tem uma função crucial: ele nos ajuda a responder rapidamente aos perigos e a nos mantermos afastados. Entretanto, a exposição prolongada ao estresse pode causar problemas de saúde mental (por exemplo, depressão, ansiedade e estresse) ou agravar os problemas de saúde física.

Pesquisas indicam que níveis mais altos de estresse prejudicam sua capacidade de lidar com as doenças físicas. Embora seja impossível ser imune ao estresse, você pode tentar administrá-lo de uma forma saudável e pode aumentar suas chances de recuperação.

  1. Beba e coma para melhorar sua saúde. As pessoas tentam diminuir o estresse bebendo álcool ou comendo muito. Elas podem parecer funcionar a curto prazo, mas podem aumentar o estresse ao longo do tempo. A cafeína também pode aumentar o estresse. A dieta vai ajudá-lo a combater.
  2. Faça seus exercícios regularmente. Além de ser benéfico para sua saúde física, o exercício físico tem sido considerado um eficaz aliviador do estresse. Pense em exercícios aeróbicos não competitivos e no fortalecimento usando pesos ou atividades como Yoga ou Tai Chi, e estabeleça metas alcançáveis para seus próprios exercícios. Está comprovado que a atividade aeróbica aumenta as endorfinas, que são substâncias naturais que podem ajudá-lo a se sentir mais feliz e a manter uma mentalidade positiva.
  3. Pare de usar itens de nicotina e tabaco. As pessoas que usam a nicotina freqüentemente a descrevem como uma substância que alivia o estresse. Mas a nicotina na verdade causa mais tensão no corpo, aumentando a excitação física e diminuindo a circulação sanguínea e a respiração.
  4. Aprenda e pratique técnicas de relaxamento. Ganhar tempo para relaxar todos os dias é uma ótima maneira de reduzir o estresse e proteger seu corpo dos efeitos negativos do estresse. Você pode selecionar entre várias técnicas, como respiração profunda e imagens, assim como relaxamento muscular progressivo, assim como meditação consciente. Há muitos sites e aplicativos móveis que dão informações sobre estas técnicas. Embora alguns exijam compra, muitos são gratuitos.
  5. Reduzir os ativadores relacionados ao estresse. Se você é como muitas pessoas, é provável que você seja preenchido com numerosas exigências e pouco tempo. Na maioria das vezes, as exigências que enfrentamos são aquelas que fizemos. Você pode ganhar tempo praticando habilidades para administrar seu tempo, tais como solicitar ajuda quando apropriado e estabelecer prioridades, dar passos e reservar o tempo para cuidar de si mesmo.
  6. Considere seus valores e siga-os. Se suas ações são coerentes com suas convicções, melhor você se sente, independentemente de quão ocupado você esteja. Considere seus valores ao decidir suas escolhas.
  7. Afirme-se. É bom dizer a si mesmo “não” às exigências de seu tempo e energia que o pressionam demais. Não é necessário estar à altura das expectativas de outras pessoas.
  8. Faça metas realistas e estabeleça expectativas. É normal e saudável perceber que você não pode ser bem-sucedido em todas as coisas. Esteja ciente do que você controla, e aprenda a aceitar as coisas que você não pode administrar.
  9. Faça você mesmo parecer bem para os outros. Se você estiver sobrecarregado, lembre-se de seus pontos fortes. Sinta-se confiante em sua auto-estima.
    Há uma variedade de outras estratégias que você pode empregar para ajudar a aliviar o estresse ou relaxar, entre eles:
  • Exercícios de respiração para as profundezas.
  • Meditação.
  • Meditação para o cuidado com a mente.
  • Relaxamento progressivo dos músculos.
  • Relaxamento da mente.
  • Música para o relaxamento.
  • Biofeedback (explicado abaixo).
  • Aconselhamento para ajudar a identificar e aliviar o estresse.

Contate seu médico para obter mais detalhes sobre estes métodos ou para outras idéias.

Biofeedback

O Biofeedback auxilia as pessoas na aprendizagem de estratégias para reduzir o estresse. Ele fornece detalhes sobre freqüência cardíaca, tensão muscular e outros indicadores vitais enquanto uma pessoa está tentando relaxar. Ele ajuda a controlar certas funções corporais que criam dor física e mental.

O Biofeedback pode ajudar a aprender como seu corpo responde a situações estressantes e a administrar melhor o estresse. Se um ataque de dores de cabeça, como enxaqueca, está começando gradualmente, muitas pessoas fazem uso do biofeedback para parar um ataque antes que ele seja totalmente estourado.

O que você deve fazer se estiver tendo problemas para dormir

É possível que você esteja sofrendo de sonolência (uma dificuldade para adormecer) devido à tensão, ansiedade causada por preocupações pessoais ou pelos efeitos colaterais de sua medicação. Se você não for capaz de adormecer, tente estas sugestões:

  • Crie um horário de sono consistente, como ir para a cama e levantar-se a cada dia por volta da mesma hora.
  • Certifique-se de que sua cama e os arredores estejam confortáveis. Coloque os travesseiros de forma que você seja capaz de manter uma postura confortável.
  • Certifique-se de que seu quarto esteja em um quarto escuro e silencioso.
  • Faça uso de seu quarto somente para dormir. Você não deve fazer nenhum trabalho ou assistir TV dentro de seu quarto.
  • Tenha cuidado para não cochilar muito durante todo o dia. Entretanto, tenha em mente equilibrar suas atividades com os períodos de descanso.
  • Se você estiver nervoso ou preocupado, fale com seu cônjuge, parceiro ou um membro de sua família de confiança. Deixe que suas preocupações saiam de seus ombros.
  • Desfrute de música relaxante.
  • Não dependa inteiramente da ingestão de comprimidos para dormir. Eles podem ser perigosos quando combinados com outros medicamentos. Use-os somente se forem recomendados por um curto período de tempo por seu médico quando outras opções de não-medicação não funcionarem.
  • Os diuréticos são “pílulas de água”, mais cedo quando você pode, para que você não precise ficar acordado no final da noite para poder usar o banheiro.
  • Se você não estiver dormindo, faça uma pausa e faça uma pausa até estar exausto. Não fique na cama se preocupando sobre quando você vai dormir.
  • Evite a cafeína.
  • Mantenha uma rotina regular de exercícios, mas evite fazer exercícios entre duas e três horas antes do horário de ir para a cama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima