4 estratégias sólidas para expandir sua rede profissional

Fazer um networking consistente vai te ajudar em todos os níveis da sua empresa. Manter o contato com as pessoas certas é um dos segredos do sucesso

Pessoas fazendo networking

(Crédito: 123RF)

Ter uma rede de contatos profissionais é essencial para quem quer empreender e alcançar o sucesso. Também conhecido como networking, essas conexões não vão cair do céu. É preciso trabalhar para que elas aconteçam.

Negócios giram em torno das pessoas e é impulsionado por relacionamentos, que afetam todos os aspectos de sua empresa. Desde vendas até recrutamento. Por isso, é importante para todos os empreendedores construir e manter relações profissionais reais. Com o poder das mídias sociais, você pode simplesmente enviar um convite no LinkedIn ou seguir um contato no Twitter. Mas, com o aumento da acessibilidade, é mais importante do que nunca construir sua marca pessoal e sua rede como profissionais. O site Business News Daily deu algumas dicas de como fazer isso.

1. Trabalhe o seu perfil do LinkedIn

Sites de mídia social, particularmente o LinkedIn, mudaram o cenário das redes. Muitas pessoas confiam em sua rede no LinkedIn para referências, apresentações, resenhas e referências. Todas as quais vêm a calhar quando você está procurando uma oportunidade.

Qualquer um com quem você conviva profissionalmente deve ser adicionado à sua rede do LinkedIn. Mesmo que seu contato com essas pessoas seja curto. Adicionar esses contatos vai expandir sua rede.

O LinkedIn também é um ótimo espaço para aprender sobre a formação profissional e educacional de alguém. Assim, você encontra semelhanças e cria uma ótima conversa para uma primeira reunião.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

2. Peça ajuda

Não tenha medo de pedir a um contato para apresentar a alguém que ele conhece. Isso é fazer networking. A maioria das pessoas fica feliz em conectar você a alguém que pode ajudar.

Você também pode pedir ajuda de um braço direito da sua rede. Pode ser estranho se vangloriar para um estranho. Mas um amigo pode falar sobre você e seu sucesso. E você pode fazer o mesmo por eles.

+Leia também:
– 
Tudo que você precisa saber para usar o LinkedIn nos negócios
– Como criar um espaço de trabalho que melhora a produtividade

3. Mantenha contato

Networking não é um negócio único, onde você encontra um contato e só fala com ele quando precisa de algo. Se você realmente deseja se conectar, deve cultivar um relacionamento sustentável, de dar e receber.

Manter contato com as pessoas exige esforço, mas é importante voltar a se envolver regularmente. As conversas devem ser naturais, mas o esforço para reconquistar deve ser consciente.

4. Nunca pare de procurar oportunidades

Concentre-se no crescimento e pense nas pessoas que você encontra diariamente. Pegue um cartão de visita ou procure os contatos no LinkedIn, caso haja alguma chance de ligar para eles profissionalmente no futuro.

No entanto, a única dica importante a ter em mente é não ser egoísta quando se trabalha com rede de contato. Aprenda sobre a outra pessoa e fale sobre você. Uma vez que há um relacionamento, não há problema em pedir o que você quer. Mas não pule etapas e peça um favor de imediato.

O trabalho em rede deve ser autêntico e deve fazer parte da vida pessoal e profissional. Seres humanos são naturalmente seres sociais. Garanta uma socialização em vez de trocas forçadas. Os relacionamentos que você constrói ao longo do caminho agora são clientes, fornecedores, parceiros, colegas, investidores e muitos são amigos íntimos.

Esse artigo foi útil? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba semanalmente mais dicas de empreendedorismo.