Iniciar um negócio é uma coisa bem complicada. Muitas vezes, a pessoa até tem uma ideia, mas não sabe quais itens são necessários para conseguir iniciar o processo. Segundo uma pesquisa realizada pela Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), 70% dos entrevistados no Brasil gostariam de empreender em até cinco anos – um índice bem maior que a média global, de 47%.
Além disso, para conseguir ter a própria empresa, é necessário se informar bem dos trâmites e não perder tempo com burocracias. É preciso também compreender como esse mundo empresarial é desafiador. Logo, é importante ter a ajuda de um especialista. “Existem pessoas que já possuem algumas características importantes para qualquer empreendedor como resiliência, alta capacidade de realização, visão de negócios, entre outros. Porém, as pessoas que não possuem estas habilidades podem desenvolvê-las ao longo do processo. Mas, antes disso, um passo importante é o autoconhecimento, pois através dele a pessoa pode ver claramente no que é boa e no que precisa se desenvolver, além de ter clareza sobre a categoria de negócio que faz mais sentido para ela. Pessoas melhores, que buscam o autoconhecimento, são empreendedores melhores”, afirma Juliana Heredes, Empreendedora e Diretora Comercial da INTI Construtora.
A empreendedora destaca o foco como palavra-chave para alcançar o sucesso. Ela aponta que uma das principais dificuldades enfrentadas é a de definir e manter o foco de atuação. “Muitas vezes, as pessoas se perdem ao comparar seus negócios de maneira inadequada, abandonando um caminho certo para seguir o que outros estão fazendo. Acreditar no próprio caminho, desde que seja bem planejado, e ter a coragem de segui-lo são aspectos fundamentais “, destaca.
Juliana também ressalta pontos essenciais a serem considerados ao empreender. “Primeiramente, é crucial compreender o momento do mercado onde se pretende atuar, avaliando se ele está em expansão, declínio ou transformação. Além disso, é importante analisar o que está acontecendo no momento e quais são as perspectivas futuras. Ter clareza sobre a necessidade do cliente que se pretende atender, identificando os diferenciais oferecidos, é outro aspecto relevante. Por fim, ele ressalta a importância de ter um plano de negócio consistente e não hesitar em buscar ajuda para desenvolvê-lo”. completa
Tendências de negócios para 2024
Sustentabilidade em destaque: Empresas que priorizam práticas sustentáveis estão ganhando espaço e visibilidade, refletindo uma crescente conscientização ambiental;
Negócios digitais em crescimento: O comércio eletrônico e a presença digital tornam-se vitais para as empresas, destacando a importância da adaptação ao ambiente digital;
Adoção de tecnologias inovadoras: Empresas que investem em inovação terão vantagens competitivas, visto que a tecnologia continua a desempenhar um papel crucial nos negócios modernos;
Valorização da diversidade e inclusão: Empresas que promovem a diversidade e inclusão estão sendo reconhecidas e valorizadas, refletindo uma mudança cultural e social;
Novos modelos de negócio: O surgimento de oportunidades com modelos de negócio alternativos e inovadores destaca a necessidade de flexibilidade e adaptabilidade no ambiente empresarial.
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