Saúde: empreendedoras precisam se cuidar, diz pesquisa

De acordo com entrevistas feitas no VI Fórum Empreendedoras em SP, o estresse atinge nada menos que 83,25% das empresárias

Mulher em foco correndo na esteira.

O stress é um vilão para a saúde das empreendedoras. Crédito: boggy22/123RF

Cuidar da saúde, tanto física quanto mental, é primordial para uma maior produtividade. Infelizmente, a maioria das pessoas é sugada pela rotina e acaba deixando de lado esse cuidado. E o resultado disso é um aumento nos relatos de estresse. 

Com empreendedores e empreendedoras, isso não é diferente. Principalmente, no caso das mulheres. Uma pesquisa feita em setembro de 2017 no VI Fórum Empreendedoras em SP mostrou que 83,25% das entrevistadas alegaram se sentir nervosas, tensas ou preocupadas.

Leia também:
– Internet ajuda a alavancar empreendimentos femininos
– De concurseira a dona de microempresa

Muitas relataram estar em um momento de transição de carreira ou preocupadas com o resultado de seu negócio. Essas incertezas do momento político-econômico brasileiro podem aumentar a sensação de estresse.

Por que o estresse está tão alto entre as mulheres?

Nos últimos 10 anos, houve um aumento no número de empreendedores no Brasil. Segundo dados do Sebrae, são 7,9 milhões de mulheres donas do seu próprio negócio. E ser empreendedor já tem sua carga de estresse devido às altas responsabilidades de manter uma empresa. Mas por que um número tão alto de mulheres alegam tanto estresse?

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo
Mulher de avental usando tablet.

(Crédito: dolgachov/123RF)

Um dos problemas está no fato de que mulheres precisam conciliar vários papéis. Geralmente são elas as responsáveis por resolver os problemas da casa e da família. Acabam se ausentando mais do trabalho que os homens. Equilibrar a vida pessoal, maternidade e empreendedorismo requer muito esforço. Além disso, muitas vezes, as mulheres sofrem com problemas hormonais que podem tirar sua energia.

Por esses motivos, a saúde emocional deve sempre ser uma prioridade na vida da empreendedora. Ter uma boa alimentação, fazer exercícios, ter os exames em dia e tirar alguns momentos para si própria não podem ser vistos como perda de tempo. Mas sim como um investimento fundamental para você e seu negócio.