Premiação do MEC contempla a educação empreendedora pela 1ª vez

Seis professores serão homenageados no Prêmio Professores do Brasil, pelo incentivo a práticas de empreendedorismo em suas escolas

Prêmio Professores do Brasil - Educação Empreendedora

(Crédito: 123RF)

O Prêmio Professores do Brasil vai homenagear este ano seis educadores que se destacaram pelo incentivo a práticas de empreendedorismo em suas escolas. Esta é a primeira vez, desde que a premiação foi criada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2005, que a categoria Educação Empreendedora é contemplada, seguindo uma sugestão do Sebrae.

Todos os professores distinguidos nessa categoria vão receber do Sebrae uma oportunidade de estudos para qualificação. Entre os escolhidos, três são de Minas Gerais, e os demais da Bahia, Mato Grosso do Sul e Piauí. Eles disputaram com mais de 400 professores na primeira fase e ficaram entre os selecionados, até se tornarem os vencedores da nova categoria. Os vencedores nacionais serão premiados no dia 29 de novembro, em uma solenidade na sede do SESI do Rio de Janeiro.

Incentivo aos jovens

O objetivo da inciativa do Sebrae, juntamente com o MEC, é incentivar jovens pelo Brasil a conhecer mais sobre o empreendedorismo.

“A educação empreendedora é aquela que dá ao indivíduo as ferramentas para tirar as ideias do papel, que confere a capacidade de inovar, de liderar e inspirar a coletividade em que se vive. Em outras palavras, educar para empreender significa formar pessoas protagonistas, que executam, que aprendem com os próprios erros e que tem um grau elevado de comprometimento e responsabilidade”, disse Rejane Risuenho, especialista em educação empreendedora do Sebrae.

Os projetos vencedores são dos professores Elionaldo Bringel de Lima, de Juazeiro (BA); Sande Plyana Silva Almeida, de Montes Claros (MG); Cristiane Juvêncio da Silva, de Varginha (MG); Sérgio José Batista Gomes, de Pará de Minas (MG); Maria Ester Centurião Garcia, de Campo Grande, e Gonçalo Lopes da Silva Neto, de Piracuruca (PI). Todos eles receberão do Sebrae a possibilidade de fazer cursos de reciclagem em nível nacional.

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Conheça os projetos vencedores

Eu preciso sonhar

Uma escola que perpassa a função de ensinar – O objetivo foi oferecer orientações a alunos do 9º ano da Escola Municipal Terezinha Ferreira de Oliveira, na zona rural de Juazeiro (BA) sobre curso técnico, profissões, universidades e mercado de trabalho. O projeto teve apoio do Sebrae e Senai.

Educação empreendedora sonhos e práticas

Teve o objetivo de capacitar, estimular e incentivar os alunos da Escola Estadual Américo Martins, de Montes Claros (MG) sobre empreendedorismo, criando um ambiente favorável à busca de sonhos e propósitos.

ONG escola em ação

O projeto foi criado para desenvolver junto aos alunos a consciência de solidariedade, o trabalho em equipe e a ajuda mútua. O trabalho foi desenvolvido com alunos da Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira, localizada na zona rural de Varginha (MG).

Alumen

Uma proposta escolar de intervenção socioambiental – Para combater a dengue, alunos da Escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles fizeram um mutirão para recolher latinhas de alumínio, evitando a formação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Empreendedorismo sustentável – Negócios inovadores, criativos e rentáveis

O projeto, que foi feito em uma escola localizada dentro do sistema penitenciário de Campo Grande, teve como objetivo ensinar presos a fazer artesanato e receber aulas de todas disciplinas.

Matemática e o meio ambiente

A dificuldade em aprender matemática, alguns alunos do Centro Integrado de Ensino Fundamental passaram a usar dinheiro durante as aulas e, para consegui-lo, passaram a vender material reciclável descartado de uma lanchonete vizinha.

Sobre o Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil foi criado pelo Ministério da Educação e já está em sua 11ª edição. Este ano foram 4.040 educadores inscritos, número superior ao de 2017, que foi de 3.494.

O concurso pretende reconhecer e premiar o trabalho de docentes que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

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