Foi publicado o edital para o concurso da Polícia Militar de São Paulo, com 2.700 vagas de nível médio para o cargo de soldado. Os aprovados terão remuneração inicial de R$ 4.852,21. As inscrições vão de 6 de novembro a 20 de dezembro e devem ser feitas exclusivamente no site da banca organizadora, a Fundação Vunesp, com taxa fixada no valor de R$ 85.
O último concurso, que teve provas aplicadas no mês de setembro, foi o primeiro a ter provas aplicadas em diversas capitais do país, e esse edital seguirá nesse mesmo formato, com provas em 37 municípios paulistas e mais 14 capitais brasileiras – Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), ; Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória (ES).
A PM SP é a maior corporação policial do mundo e, segundo o Coordenador de Carreiras Policiais do Gran, Érico Palazzo, há uma rotatividade muito grande tanto de pessoas que passam em outros concursos quanto dos profissionais que se aposentam. Com base nisso, a PM SP tem estudos que indicam a necessidade de cerca de 5 mil novas vagas anualmente. Para Érico, esse detalhe do concurso torna ele ainda mais interessante já que mesmo que o candidato se prepare para a prova e não se saia bem, pouco tempo depois ele terá a chance de fazer um novo concurso com o mesmo perfil.
“Além da grande quantidade de vagas, o concurso da PM SP é sempre muito previsível, já que costuma ter sempre a mesma banca – com poucas exceções – e o conteúdo programático não muda. Além disso, a corporação faz dois concursos por ano. Isso quer dizer que o aluno pode estar estudando para o concurso atual e, ao mesmo tempo, ele estará se preparando para o próximo concurso, já que a PM SP tem a tradição de manter a banca e os conteúdos. Ou seja, se o aluno não for bem nessa, em alguns meses ele terá mais uma oportunidade”, afirmou o especialista.
Para concorrer, é necessário ter entre 17 e 30 anos (com exceção para candidatos que já foram policiais em outros estados do Brasil), ter altura de, no mínimo, 1,55 (mulheres) e 1,60 (homens), e possuir habilitação entre as categorias B e E. O concurso vai contar com prova objetiva, prova objetiva, dissertativa, teste de aptidão física, exames de saúde, exames psicológicos, avaliação de idoneidade e de documentos.
Ainda de acordo com o expert, o concurso é uma ótima opção para quem está saindo do ensino médio, já que traz conteúdos como língua portuguesa, matemática, geografia, história e informática, a única novidade é a parte de Administração Pública. Para Érico, outro ponto de atenção para os candidatos é a prova discursiva, que será composta por uma redação no mesmo estilo da redação do ENEM, que será responsável por 40% da pontuação da prova.
Para finalizar, Palazzo deu algumas dicas de preparação para quem sonha com uma vaga na PM SP:
1. Por ser a mesma banca de outras edições do concurso, o candidato tem muitas questões anteriores para estudar. A Vunesp tem um banco com milhares de questões, e é fundamental que o candidato faça todas.
2. Quando for estudar as questões antigas, é bom perceber também os tópicos cobrados em outras provas, já que a Vunesp tem o hábito de repetir alguns tópicos – e até de repetir questões.
3. Na parte de atualidades, a dica é se informar sobre acontecimentos, fatos políticos, econômicos, sociais e culturais do brasil e do mundo nos últimos seis meses
4. A disciplina Administração Pública é de Direito e o conteúdo programático conta com Constituição Federal, Constituição Estadual de São Paulo e Lei de Acesso à Informação.
5. Serão convocados os 17.500 que obtiverem melhor classificação para as demais etapas para a seleção de 2.700 pessoas. A PM SP faz isso porque há um histórico de alto índice de reprovação no Teste de Aptidão Física. Por isso, a recomendação é que o candidato já comece a preparação para a parte física.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U